
Além da mudança de nome, o Rali da Madeira também apresenta alterações no traçado das classificativas, sendo que "uma das novidades da 66.ª edição", informa a organização, "é o novo traçado de Ponta do Sol, a ser cumprida por duas vezes no sábado, 2 de Agosto", anuncia o Club Sports Madeira, organizadora do evento desportivo.
O traçado terá 15,20 km e "é a segunda classificativa mais extensa da organização do Club Sports da Madeira e reflete bem a encosta madeirense, indo do mar à serra. O troço cronometrado tem início poucas dezenas de metros acima da praia da Madalena do Mar e termina à chegada ao planalto do Paúl da Serra, após passagem pelo Carvalhal", refere.
E acrescenta: "É uma classificativa com particularidades interessantes. É quase toda em subida, exceção feita a um pequeno trecho na zona da Ribeira da Madalena, e apresenta um importante desnível entre a partida e a meta, 1.360 metros. O seu traçado também combina zonas lentas e técnicas com outras bastante rápidas. O arranque é dado a 53 metros de altitude e o local de cronometragem está colocado nos 1.413 metros."
Além disso, conclui o CS Madeira, "como é uma novidade absoluta na sua primeira metade, poderá permitir aos pilotos forasteiros não terem tanta desvantagem face ao conhecimento exímio do percurso dos pilotos locais", destaca.