Jannik Sinner foi excluído da corrida para Desportista do Ano nos Prémios Laureus, que serão entregues em Madrid, devido à suspensão por doping. O diretor Sean Fitzpatrick explicou a decisão num comunicado que certamente irá abalar o mundo do ténis.

Após diálogo com a Academia Laureus, decidiu-se retirar a candidatura de Janik Sinner a Desportista do Ano. Acompanhámos o seu caso e as decisões das entidades internacionais, e considerámos que a suspensão de três meses torna a candidatura inviável. Janik Sinner e a sua equipa foram informados.

Janik Sinner suspenso

O italiano, número 1 do mundo, foi suspenso por três meses pelo uso de clostebol no passado dia 15. A decisão surgiu depois de Sinner ter chegado a um acordo com a Agência Mundial Antidoping.

Foi determinado que Sinner não teve culpa pela presença da substância proibida no seu organismo, não havendo intenção de enganar, nem qualquer benefício decorrente da presença de clostebol no seu corpo. Considerando que os atletas são responsáveis pelas ações das suas equipas técnicas, Sinner será sancionado com três meses, uma punição considerada adequada. Esta pena inclui os quatro dias já cumpridos. Comunicado da WADA.

A suspensão de Jannik Sinner entrou oficialmente em vigor a 9 de fevereiro e prolonga-se até 4 de maio. O tenista italiano irá, assim, falhar os torneios de Doha, Indian Wells, Miami, Monte Carlo e Madrid. Estará, no entanto, apto para competir em Roma, Roland Garros e nos torneios subsequentes.