
O Sporting B perdeu este domingo com a Oliveirense, por 2-1, em partida de preparação para a 2.ª Liga que encerrou o estágio de pré-temporada da equipa secundária dos leões, em Vizela.
Numa partida com disputada em duas partes de 40 minutos, nos relvados do Sports Valley, em Infias, Mauro Couto (29 minutos) adiantou os verde e brancos, mas o defesa Simão Martins (33), ainda na primeira parte, e o avançado Bruno Silva (43) consumaram a reviravolta favorável à equipa de Oliveira de Azeméis.
O encontro entre as duas equipas do escalão secundário do futebol português encerrou o estágio de pré-temporada do Sporting B, que teve início na terça-feira, em Guimarães.
Antes de viajar para o Norte, a equipa orientada por João Gião já tinha perdido com a formação principal dos leões (5-2) e empatado com o Marítimo (1-1), também da 2.ª Liga, em encontros disputados na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
Durante o estágio em Guimarães, o Sporting B venceu em visitas ao Felgueiras (3-2), da 2.ª Liga Liga, na quarta-feira, e ao Amarante (2-0), da Liga 3, no sábado.
A estreia do Sporting B na 2.ª Liga, na época de 2025/26, está prevista para 10 de agosto, com uma visita ao Torreense.
A Oliveirense disputa o seu primeiro jogo oficial na nova época no mesmo fim de semana, em casa, frente ao Farense.
O Sporting B volta a disputar a 2.ª Liga em 2025/26, após subir da Liga 3 para o escalão secundário na última época, sete anos após ter descido de escalão, em 2017/18, e da extinção da formação secundária.
Já a Oliveirense, despromovida na última época à Liga 3, beneficiou da descida administrativa do Boavista, que falhou o licenciamento para as competições profissionais, para se manter no segundo escalão.
No fim de contas, ao fazer um balanço do estágio realizado pelos 'bês' leoninos, o treinador João Gião retira ilações positivas. "No geral deram uma boa resposta, aqui e ali com alguns erros que nós sabíamos que iam cometer, são perfeitamente normais, neste acelerado processo que nós lhes exigimos. Mas só passando por este tipo de desafios é que eles conseguem acelerar o processo e nós próprios conseguimos aferir qual o desafio para eles no curto, médio e longo prazo", começou por apontar o técnico, em declarações aos canais do clube de Alvalade, completando.
"A realização de três jogos num curto espaço de tempo foi propositada, no sentido de nos permitir adaptar alguns jogadores que já estavam connosco desde a época passada a um patamar competitivo de maior exigência, porque o contexto de jogo vai ser outro, mais rápido, mais físico, mais intenso e os adversários têm mais qualidade. Também serviu para perceber que resposta podiam dar os jogadores que entraram agora e que vêm de outros escalões num contexto de exigência superior, e o estado de prontidão de cada um deles. Isso, numa equipa formadora, é fundamental até para percebermos melhor o futuro", assumiu.
Além disso, João Gião colocou a exigência alta antes de uma época em que o Sporting B irá disputar a 2ª Liga. "A mensagem é que o Sporting tem de entrar sempre, seja em que desafio for, com a mentalidade e, mais do que isso, com a intenção de abordar os jogos para os ganhar. É isso que é passado em qualquer desafio para qualquer jogador", sublinhou.