Más notícias para os funcionários da KTM AG. A expectativa era de receberem o salário de dezembro antes do Natal, mas tal não irá acontecer.

A Câmara do Trabalho da Alta Áustria emitiu um comunicado esta sexta-feira no qual denuncia este compromisso falhado por parte do construtor:

Antes do Natal, a KTM queria transferir uma antecipação de 90 por cento dos salários de dezembro aos funcionários. Isto foi prometido aos funcionários. Mas agora isso não irá acontecer! A empresa insolvente de Mattighofen está, aparentemente, incapaz de fazer as transferências prometidas.

Uma situação lamentada pelo presidente da Câmara do Trabalho da Alta Áustria, Andreas Stangl, que fala em quebra de confiança: ‘Os salários de novembro, tal como os bónus de Natal, não foram pagas. E agora, mesmo antes do Natal, esta notícia! Já não há simplesmente qualidade do aperto de mão entre a direção da KTM. Nós, como Câmara do Trabalho, faremos decididamente tudo o que pudermos para garantir que os funcionários recebem as quantias reclamadas pelo fundo de insolvência o mais rapidamente possível’.

Também os sindicatos reagiram, com os presidentes do PRO-GE e da GPA. Reinhold Binder e Barnara Teiber, a emitirem um comunicado conjunto: ‘Os funcionários estão agora a pagar o preço por decisões de gestão obviamente erradas. Certamente será necessário examinar como é que uma situação tão dramática pode ter acontecido e quem é responsável por ela. Agora faremos tudo para garantir que os funcionários recebem rapidamente o que reclamam do fundo de insolvência e iremos apoiá-los nestes dias e semanas difíceis’.