
Um homem de 26 anos foi detido por elementos da Divisão Policial de Oeiras esta sexta-feira, suspeito da prática do crime de violência doméstica, de que foi vítima a sua irmã, grávida de nove meses.
O homem reside com a vítima no domicílio da avó, onde reside também um amplo agregado familiar, e entre ambos existe um histórico de tensões profundas.
O suspeito é também conhecido por consumo diário de haxixe e, aos três meses de gestação da irmã, aplicou-se uma cotovelada violenta na barriga da vítima, seguida de empurrões contra um sofá que lhe causaram fortes dores lombares, episódios presenciados pela mãe e pelo companheiro da vítima, que acionaram o 112 e solicitaram apoio médico imediato, com encaminhamento para unidade hospitalar.
O comportamento do suspeito continuou nos últimos meses a ser marcado por contínuas ameaças e insultos dirigidos à irmã, e segundo a PSP, recentemente chegou a bloquear a porta do quarto por dentro, retendo a vítima e o companheiro, a quem ameaçou com uma faca e confrontou fisicamente o seu cunhado.
A vítima, já no exterior, foi violentamente empurrada, sofrendo dores intensas na fase final da gravidez.
O episódio de maior gravidade ocorreu no dia 11 de julho, quando o suspeito, dentro de casa e na presença da mãe, proferiu ameaças de morte diretas que revelaram clara intenção de concretizar violência letal.
Dada a natureza sistemática das agressões, a condição de gravidez da vítima e a coabitação forçada com o agressor foram emitidos Mandados Fora de Flagrante Delito por Autoridade de Polícia Criminal, que culminaram com a detenção do suspeito.
Presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.