
A Polícia Judiciária desmantelou uma operação de tráfico de droga no “Boom Festival 2025”, em Idanha-a-Nova, detendo quatro cidadãos estrangeiros — dois homens e duas mulheres — em flagrante delito, quando estes se preparavam para vender substâncias psicotrópicas no recinto do evento.
A ação, conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, contou com o apoio da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e da Diretoria do Centro da PJ, e resultou na apreensão de um vasto leque de drogas sintéticas e naturais, destinadas ao consumo durante o festival, que decorre até final de julho junto à albufeira de Idanha.
Entre os produtos apreendidos encontram-se 354 pastilhas de MDMA, 53 gramas de MDMA em pó, 31 gramas de DMT vegetal, 18 vaporizadores com DMT, 325 micro selos de LSD, 69 pirâmides de LSD, LSD líquido em microgramas, 135 pastilhas de 2CB, 63 gramas de ketamina, 54 cogumelos alucinogénios e mescalina. A PJ apreendeu ainda mais de 10 mil euros em numerário, presumivelmente obtidos através da venda direta dos estupefacientes no recinto.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 23 e os 37 anos, foram intercetados durante uma operação de vigilância intensiva, que visava combater o tráfico de droga associado a grandes eventos culturais e festivais de música em Portugal.
Segundo informações apuradas, os quatro indivíduos atuavam organizadamente, transportando consigo não apenas as substâncias, mas também utensílios para o seu consumo imediato, como aparelhos de vaporização e outros dispositivos, que evidenciam a sofisticação do esquema.
Os suspeitos vão ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, onde será determinada a aplicação das medidas de coação que se considerem adequadas, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Castelo Branco.
Este é mais um episódio que reforça os alertas das autoridades para a crescente circulação de novas substâncias psicoativas nos grandes eventos de verão, que mobilizam milhares de pessoas e são frequentemente usados como alvos por redes internacionais de tráfico.
O “Boom Festival”, que se realiza bienalmente no concelho de Idanha-a-Nova, é reconhecido mundialmente pela sua filosofia alternativa, espírito ecológico e comunhão multicultural. No entanto, tem também sido associado ao consumo de substâncias alucinogénias, levando as forças de segurança a reforçar a sua presença e vigilância a cada edição.
A operação da Polícia Judiciária constitui um duro golpe no abastecimento ilegal de drogas durante o festival, sublinhando a vigilância apertada mantida no local para proteger os participantes e impedir atividades criminosas.