O fundador de um santuário de animais e cerca de 100 gatos morreram num incêndio em Long Island, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos.

Segundo a ABC News, o incêndio terá ocorrido na manhã de segunda-feira no Happy Cat Sanctuary, que alojava cerca de 300 gatos.

Depois que o incêndio foi extinto, a polícia revelou que o dono do santuário, Christopher Arsenault, de 65 anos, foi encontrado já sem vida.

De acordo com Lisa Jaeger, fundadora da Jaeger's Run Animal Rescue, Arsenault tentou apagar as chamas, afastando os animais do incêndio, até "entrar novamente e não sair mais".

"Perdemos o melhor homem da face da Terra, agora vamos precisar do apoio de todos para tentar continuar o seu sonho", afirmou Jaeger numa publicação nas redes sociais.

Christopher Arsenault começou a resgatar gatos em 2006, após ter perdido o filho num trágico acidente de mota.

Após a morte do filho, Arsenault encontrou uma colónia de 30 gatos doentes, resgatou-os e prestou-lhes cuidados de saúde até que se recuperassem.

"Foi naquele momento que percebeu que salvar gatos era a sua vocação e abriu o Happy Cat Sanctuary", refere o site da organização sem fins lucrativos.