
A Toyota vai alargar a estratégia de eletrificação aos seus modelos mais desportivos, com a colaboração da Gazoo Racing, e nesse sentido está a desenvolver um novo motor turboalimentado de quatro cilindros de 2,0 litros, que vai equipar os futuros modelos GR eletrificados.
O novo motor que vai integrar um sistema híbrido tradicional e sistemas híbridos plug-in, conta com curso de pistão mais curto e uma construção mais leve, de forma a melhorar a eficiência, e que segundo a marca nipónica “ultrapassa os limites da performance e da eficiência, com dimensões muito compactas que ajudam a gerar um centro de gravidade baixo”.
A marca nipónica já anunciou que o protótipo GR Yaris M de motor central, revelado no início do ano no Salão de Tóquio, foi pensado para servir de banco de ensaios para a próxima geração do MR2, e que atualmente apresenta uma versão não eletrificada do referido sistema que se encontra em fase de desenvolvimento. No entanto, Hiroyuki Yamada, engenheiro da Gazoo Racing responsável pelo projeto de desenvolvimento do novo motor, já confirmou os planos de para conjugar o novo motor com um sistema híbrido no futuro.
o novo trem de força de 2,0 litros em sua forma não eletrificada. No entanto, Hiroyuki Yamada, o engenheiro da Gazoo Racing que supervisiona o projeto, confirmou os planos de adicionar assistência híbrida no futuro.
Em entrevista ao “Autocar”, Yamada adiantou que a nova tecnologia vai ser utilizada tanto em modelos destinado à competição, como automóveis de produção em série, tendo em conta que a Toyota necessita de um motor mais económico com emissões mais baixas para futuros modelos com a assinatura GR.
Recorde-se que atualmente, o Yaris e o Corolla GR utilizam um motor de três cilindros de 1,6 litros turbo, enquanto o GR86 faz uso de um motor boxer de 2,4 litros aspirado de origem Subaru.