No início desta semana, a administração Trump impôs—e rapidamente revogou—uma taxa de 25 por cento sobre as importações de México e Canadá. Embora a questão seja revista dentro de um mês, os analistas financeiros concordam unanimemente que tarifas prolongadas poderiam causar grandes perturbações em várias indústrias dos EUA.

A Perspectiva da Ford sobre Tarifas Potenciais

Durante a chamada de conferência financeira do Q4 2024 da Ford, o CEO Jim Farley expressou preocupações sobre os danos potenciais que as tarifas poderiam infligir no setor automóvel. Embora a Ford pudesse suportar algumas semanas de tarifas aumentadas, qualquer coisa além disso criaria uma turbulência económica significativa.

“Não há dúvida de que tarifas a nível de 25 por cento com o Canadá e o México, se forem prolongadas, teriam um enorme impacto na nossa indústria,” disse Farley. “Bilhões de dólares em lucros da indústria seriam eliminados, levando a efeitos adversos nos empregos nos EUA e em toda a cadeia de abastecimento. As tarifas também significariam preços mais altos para os clientes.”

Desempenho Financeiro da Ford em 2024

Apesar das preocupações económicas iminentes, A Ford reportou resultados financeiros fortes para o ano completo de 2024, com receitas a subir para 185 mil milhões de dólares e um lucro líquido a atingir 5,9 mil milhões de dólares. Farley destacou especificamente A Ford Pro, a divisão focada no comércio da empresa, como uma performer de destaque. Ele também apontou para furgões e camiões menores como o Ford Maverick como áreas-chave de crescimento.

As Tarifas Podem Ameaçar a Cadeia de Abastecimento da Ford

A possibilidade de tarifas é particularmente preocupante para o Maverick da Ford, que é fabricado no México. A Ford—e todos os fabricantes de automóveis baseados nos EUA—dependem de uma cadeia de abastecimento intrincada que está em funcionamento há quase um século. Qualquer interrupção pode ter consequências de longo alcance.

No entanto, Farley mantém-se cautelosamente otimista em relação ao futuro das tarifas.

“Acreditamos, com base nas nossas conversas em DC com a administração Trump e líderes do Congresso, que eles estão comprometidos em fortalecer—não enfraquecer—a indústria automóvel da nossa nação,” afirmou. “Essa é certamente a nossa expectativa.”

Regulamentações, Eletrificação e Competição Global

As tarifas não são o único desafio que os fabricantes de automóveis enfrentam. A posição da nova administração em relação às regulamentações de emissões de veículos e à eletrificação continua incerta, acrescentando mais uma camada de imprevisibilidade à indústria.

Farley também reconheceu a crescente competitividade dos fabricantes de automóveis chineses, admitindo que estão a produzir veículos de alta qualidade. Após testar um carro fabricado na China, ele cedeu, “Eles estão a construir ótimos carros.”

A Resiliência da Ford em Tempos de Incerteza

Apesar destes desafios, Farley mantém-se confiante na capacidade da Ford de navegar por este panorama em mudança.

“Embora estejamos certamente a operar em tempos interessantes, no final do dia, controlamos o nosso destino,” afirmou.