Pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, duas com gravidade, num ataque com uma granada num bar comunitário na cidade de Grenoble, sudeste de França, incidente descartado até agora pelas autoridades francesas de ter motivação terrorista.
O procurador de Grenoble, François Touret de Coucy, disse não ter pistas sobre a origem do ataque, embora tenha descartado, "a priori", que fosse de natureza terrorista.
Por volta das 20:15 (19:15 em Lisboa), um bar comunitário na Rue Claude-Kogan, no bairro da Vila Olímpica, foi atingido por uma granada explosiva lançada por uma pessoa que ainda não foi identificada, noticiou a agência Efe.
“Pensa-se também que esta pessoa estava armada com uma Kalashnikov, mas isso ainda está por determinar. Não é certo que esta Kalashnikov tenha sido utilizada. Em princípio, os danos foram causados pelo rebentamento da granada”, explicou o procurador, citado pela TV5Monde .
Uma das hipóteses em cima da mesa está relacionada com um "possível acerto de contas" por tráfico de drogas.
O bar em questão será “um ponto de encontro de pessoas do bairro e do exterior, especialmente para assistir a jogos de futebol”, de acordo com a vice-presidente de Grenoble, Chloé Pantel, em declarações à AFP, citada pela TV5Monde.
O presidente da Câmara de Grenoble, Éric Piolle, condenou na rede social X "um ato criminoso de violência sem precedentes".
- Com Lusa