A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) resgatou seis meninas menores de idade de vários hotéis localizados em Díli, capital timorense, onde estavam a ser vítimas de prostituição infantil e exploração sexual, informou hoje aquela força de segurança.

A operação de resgate, realizada pela Direção dos Serviços de Investigação Criminal em coordenação com o Serviço de Migração de Timor-Leste, ocorreu na segunda-feira na sequência de uma denúncia.

"Durante esta operação conjunta, conseguimos resgatar seis meninas menores que se encontravam em hotéis que facilitavam a prática de prostituição infantil e exploração sexual", afirmou o porta-voz da PNTL, superintendente João Belo Reis, citado num comunicado à imprensa.

Segundo João Belo Reis, as meninas foram levadas para a sede da PNTL, onde foram identificadas e contactadas as respetivas famílias.

O responsável disse também que a polícia identificou os proprietários do hotéis e respetivos funcionários, bem como todos os clientes e que o auto para o Ministério Público dar seguimento ao processo está a ser concluído.

"Face a este caso, a PNTL apela a todos os pais e mães para que sejam educadores atentos e controlem os movimentos dos seus filhos para prevenirem que se tornem vítimas de grupos com intenções maliciosas de exploração sexual de meninas menores", concluiu superintendente João Belo Reis.