O Reino Unido superou a Alemanha em 2024 e assumiu-se como o maior mercado de veículos elétricos na Europa. Segundo os dados revelados pela autoridade automóvel alemã, KBA, os registos de novos veículos totalmente elétricos na Alemanha caíram mais de um quarto para 380.609 unidades no ano passado, com os veículos elétricos a representaram 13,5% dos novos registos, em 2024.

Já o Reino Unido, onde o número de novos registos de automóveis 100% elétricos aumentou 21% em 2024, segundo dados do grupo industrial SMMT, ultrapassou o mercado alemão com 381.970 unidades registadas.

O aumento das vendas, no último mês de 2024, fez subir a quota global de veículos elétricos no Reino Unido para 19,6% no ano, uma percentagem que ficou aquém do objetivo de 22%, com as fabricantes a conduzirem cortes de preços.

A “Bloomberg” avança que o crescimento das vendas de veículos totalmente elétricos no Reino Unido foi impulsionado pelas metas impostas pelo Governo britânico para as vendas de elétricos, que caso não fossem concretizadas pelas marcas levaria a multas de cerca de €18 mil por veículo.

Já se sabe que para 2025, o objetivo é terminar o ano com uma quota de mercado de 28% de elétricos. No entanto, o governo britânico já anunciou que vai rever as metas, o que pode permitir uma maior flexibilização dos números de forma a contribuir para que as marcas consigam cumprir os objetivos para 2025.

Por seu lado, a queda de vendas de modelos 100% elétricos na Alemanha é justificada pelo fim dos incentivos à compra, bem como pela queda da procura a nível global.

O fim dos apoios à compra de veículos 100% elétricos, levou igualmente à queda das vendas em mercados como a Suécia, França e Irlanda, que ficaram aquém das expetativas.