O novo Renault 5 e o seu irmão Alpine A290 foram os vencedores do prémio Car of The Year 2025 (Carro do Ano internacional), sucedendo ao Scenic E-Tech 100%, vencedor de 2024.

Os novo Renault 5 elétrico e o Alpine A290 receberam 353 pontos de um júri de composto por 60 jornalistas de 23 países. Este resultado permite à Renault ser o primeiro construtor a conquistar dois títulos do prestigiado prémio de “Car of The Year, desde a Fiat em 1995 e 1996, com o Punto e o Bravo/Brava.

Os vencedores do Car of The Year 2025 foram anunciados esta sexta-feira numa cerimónia que teve lugar na abertura do Salão Automóvel de Bruxelas, depois do júri ter revelado em novembro a lista dos sete finalistas que era composta, para além da dupla vencedora, Renault 5 E-Tech elétrico e do Alpine A290, pelo Alfa Romeo Junior, Citroën ë-C3/C3, Cupra Terramar, Dacia Duster, Hyundai Inster y Kia EV3.

“A equipa Alpine está hoje muito orgulhosa por ter ganho o prémio Carro do Ano do júri do COTY, com o seu A290, o primeiro hot hatch da marca. Este prémio é tanto mais simbólico quanto o A290, que abriu a Dream Garage 100% elétrica da Alpine e marca o início de uma futura gama alargada. A carteira de encomendas do A290, que abriu em 2024, é já muito promissora para 2025” disse Philippe Krief, CEO da marca Alpine, em comunicado.

Já para Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault, a conquista do prémio de carro do ano é um motivo de orgulho. “No seio do Grupo, da marca Renault e da Ampere, sentimo-nos todos imensamente orgulhosos por termos recebido, pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado prémio “Carro do Ano”. O Renault 5 E-Tech elétrico é um verdadeiro divisor de águas na Europa. Torna os automóveis elétricos apetecíveis e suscita uma reação emocional. Ao mesmo tempo, foi concebido para oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes. Se há um automóvel com potencial para transformar o mercado dos elétricos, é este”.