A Toyota anunciou que o bZ3X, o novo SUV 100% elétrico destinado ao mercado chinês, registou desde o seu lançamento no final de março, mais de 10.000 entregas, com 12.000 pedidos pendentes.

Apresentado no Salão Automóvel de Shanghai, ao lado do bZ7, o bZ3X é um SUV elétrico compacto baseado na plataforma e-TNGA, e que se apresenta 4.64 metros de comprimento, 1.88 m de largura e 1.62 m de altura, e com uma distância entre eixos de 2.75 metros.

Além disso está disponível no mercado chinês, o maior a nível mundial, com cinco versões de tração dianteira e tração integral, e equipadas com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que oferecem autonomias CLTC de 430 km para a versão de entrada equipada com uma bateria de 50 kWh ou de 610 km, para a versão dotada de uma bateria de 67,9 kWh.

No interior, o bZ3X vem equipado com um ecrã de infoentretenimento sensível ao toque de 12,3’’ com chip Snapdragon 8155, teto panorâmico de vidro e condução autónoma L2+ com tecnologia da Momenta.

Recorde-se que bZ3X é amplamente baseado no Aion V, marca que pertence à GAC, o parceiro chinês da marca nipónica, e por isso a produção do novo modelo 100% elétrico da Toyota está a cargo da joint-venture que a marca japonesa têm com o seu parceiro chinês.

Pensado para o mercado chinês, não é certo que o bZ3X, possa vir a ser exportado para a Europa, tal como o novo bZ7, a nova berlina da Toyota, que está equipada com novo sistema operacional Harmony OS da Huawei.