O primeiro episódio da nova temporada de “South Park” estreou esta semana e tem criado rebuliço dentro da Casa Branca. Intitulado “Sermon on the Mount”, tem como protagonista nem mais, nem menos do que Donald Trump.

O problema é que o presidente dos Estados Unidos não gostou da piada e as críticas já começaram a surgir. Ao contrário de outros personagens, o líder norte-americano é retratado em forma de boneco animado, mas a cara é uma fotografia real.

Numa das cenas, aparece completamente despedido, deitado na mesma cama que o diabo. A piada de que os órgãos sexuais de Trump são pequenos é constantemente repetida (e não só nesta cena).

"Querem realmente acabar como o Colbert?"

Ao longo do episódio, primeiro da 27.ª temporada, Trump processa a cidade de South Park quando os moradores contestaram a presença de Jesus Cristo - que aparece em forma real - na escola primária. Jesus diz-lhes que devem chegar a um acordo ou vão acabar como o Stephen Colbert.

“Vocês viram o que aconteceu com a CBC? Pois é, adivinhem quem é o dono da CBS? A Paramount. Querem realmente acabar como o Colbert? Vocês têm de parar de ser idiotas”, diz Jesus antes de se referir a Trump. " Ele também tem o poder de processar e aceitar subornos e pode fazer qualquer coisa a qualquer pessoa. É o maldito presidente, meu... South Park acabou".

Assim, os moradores concordam em produzir anúncios de serviço público a favor de Trump.

Recorde-se que o “The Late Show” foi cancelado na semana passada depois de Stephen Colbert criticar o acordo entre a Paramount e Trump sobre uma entrevista no programa 60 Minutes.

Alexandra Wyman

As críticas da Casa Branca e a resposta dos criadores

A Casa Branca reagiu ao episódio dizendo que “a hipocrisia da esquerda não tem limites” porque “durante anos, atacaram o ‘South Park’ por conteúdo que consideravam ofensivo, mas agora elogiam a série”.

“Este programa não é relevante há mais de 20 anos e está por um fio, com ideias sem inspiração, numa tentativa desesperada de chamar a atenção”, dizia a declaração. “O presidente Trump cumpriu mais promessas em apenas seis meses do que qualquer outro presidente na história do nosso país – e nenhum programa de quarta categoria pode atrapalhar a boa fase do presidente Trump, cita a CNN”

Segundo o The Guardian,na quinta-feira, o co-criador de South Park respondeu às críticas: “Sentimos muito”, disse, seguido de um olhar longo e cómico