A VW e a CATL assinaram um memorando de entendimento para desenvolver em conjunto baterias de alto desempenho e com custos competitivos na China.

O acordo agora celebrado prevê soluções para troca rápida de baterias bem como novos processos de reciclagem. Além disso, a parceria entre a VW e CATL vai permitir às duas empresas colaborarem para alcançar uma maior transparência na cadeia de fornecimento de matérias-primas e colaboração na tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G).

“A nossa principal tarefa é construir um forte sistema de fornecimento local. Este é igualmente uma parte crucial da estratégia do Grupo ‘Na China, para a China’”, disse o vice-presidente executivo do Grupo VW China, Alfonso Sancho, citado pela imprensa local.

A VW e a CATL não revelaram valores de investimento desta parceria, que é vista como uma forma do Grupo VW reverter a queda nas vendas na China, onde suas entregas caíram 10%, para 2,9 milhões de veículos em 2024.

A estratégia inclui ainda uma joint venture com a Xpeng para desenvolver uma nova arquitetura elétrica para veículos chineses, bem como a construção de uma rede de carregamento rápido da China.