À medida que a mais recente temporada de Fórmula 1 se desenrola, o líder da equipa Alpine, Oliver Oakes, manteve-se firme, afirmando a transparência da equipa face à especulação em curso sobre o futuro do piloto novato Jack Doohan na equipa. Doohan, que fez a sua primeira aparição na cena da F1 na final da temporada de 2024 em Abu Dhabi, está agora a dar os seus primeiros passos na sua campanha de estreia, substituindo o recentemente saído Esteban Ocon.

No entanto, a recente adição de Franco Colapinto à lista de pilotos de reserva da Alpine alimentou ainda mais rumores que questionam a posição de Doohan dentro da equipa. Alguns chegam a sugerir que Colapinto poderia assumir o lugar de Doohan já nesta temporada.

A especulação foi amplificada por relatos não verificados que sugerem que uma cláusula de saída no contrato de Doohan poderia ser ativada se ele não conseguir atingir certos padrões de desempenho nas primeiras cinco corridas da temporada. Em resposta a perguntas sobre esta especulação, Oakes disse à Motorsport Week e a outros meios de comunicação: “Não é a minha linha. Acho que temos sido realmente honestos como equipa sobre o que estamos a fazer.”

Oakes enfatizou ainda a necessidade de foco tanto da parte de Doohan como da equipa. Ele afastou os rumores, mas também se absteve de descartar completamente uma mudança de piloto a meio da temporada. “Queremos o melhor piloto no carro, o melhor motor no carro,” afirmou Oakes, reiterando que a equipa está a começar a temporada com Doohan e Pierre Gasly.

Oakes também abordou a noção de que a chegada de Colapinto foi uma tática para aumentar a pressão sobre Doohan. Ele apontou que a natureza do desporto traz inerentemente a sua pressão, seja na F1 ou nas categorias júnior. Destacou a posição afortunada da equipa de ter três pilotos de reserva de alto calibre.

Quanto às expectativas específicas de Doohan, Oakes manteve-se reservado, sugerindo que muito dependeria da condução do carro da Alpine. “Não sei. Vocês vão querer muitas palavras da minha parte, mas não vão conseguir colocar nada disso cá para fora,” respondeu quando questionado sobre a diferença de desempenho razoável entre os seus dois pilotos.

Apesar dos rumores que circulam, Oakes manteve que a estratégia e abordagem da equipa em relação aos seus pilotos sempre foram transparentes. Embora a narrativa da temporada ainda esteja a ser escrita, o desempenho de Doohan nas próximas corridas será, sem dúvida, cuidadosamente observado tanto por fãs como por críticos.