Costuma dizer-se que, de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos. Talvez. Mas, pelo menos, há muito bons futebolistas espanhóis a jogar em Portugal. Comecemos pela Liga 2 e pelo Torreense.

Nos últimos dois mercados de transferências, a equipa de Torres Vedras apostou em jogadores de nacionalidade espanhola e está a colher frutos. Contratou três jogadores no país vizinho e todos com bom rendimento.

No verão chegaram Manuel Pozo e Javi Vázquez, enquanto Ethyan González reforçou a equipa no mercado de janeiro. Uma armada espanhola que tem dado bons resultados.

Manuel Pozo, extremo de 23 anos, tem sido o mais influente. Destacou-se desde cedo e participou em todos os jogos do Torreense na Liga 2, como titular ou a partir do banco, mas sempre com impacto. Fez a sua formação no Calavera CF e no Real Betis. Já como sénior, passou por CD Covadonga, Sporting Gijón e, durante quatro temporadas, pelo Valladolid, entre a equipa principal e a secundária. Atualmente, está no terceiro lugar dos melhores marcadores da Liga 2, com dez golos, em igualdade com Carlos Fernandes (Felgueiras) e Gabriel Barbosa (Penafiel).

Javi Vázquez, lateral-esquerdo de 24 anos, é o jogador mais utilizado por Tiago Fernandes. É filho do antigo internacional espanhol Ramón e, entre Liga 2 e Taça de Portugal, leva 28 jogos. Foi sempre titular, sendo substituído apenas em seis ocasiões. Fez a sua formação no Sevilha, onde chegou a estrear-se pela equipa principal num jogo da Taça do Rei. Antes de chegar ao Torreense, representou o UD Ibiza-Eivissa, Racing Santander e Lugo.

Ethyan González, avançado de 22 anos, é o mais jovem da armada espanhola de Torres Vedras. Chegou do Tenerife, onde, na primeira metade da época, fez 21 jogos, incluindo um na Taça do Rei. Desde a estreia contra o Vizela, saltando do banco, nunca mais perdeu a titularidade, somando todos os minutos possíveis.

Pozo busca melhor época

Manuel Pozo está na sua primeira época fora de Espanha e está perto de superar a melhor temporada da carreira. Em 2021/22, viveu a sua melhor época até ao momento, ao serviço da equipa B do Sporting Gijón, pela qual marcou 12 golos em 32 jogos. Na equipa B do Valladolid, em 2022/23, fez 8 golos em 34 jogos. Na época seguinte, registou 10 golos em 30 partidas, antes de dar o salto para Portugal.

'Top' de minutos

Em termos de tempo de jogo, os espanhóis também se destacam. Tiago Fernandes não abdica de Javi Vázquez e Manuel Pozo. O defesa de 24 anos é o jogador mais utilizado entre Liga 2 e Taça de Portugal, com 2491 minutos, e o avançado surge no segundo lugar dos mais utilizados, com 2021 minutos em 26 encontros. González chegou apenas em janeiro, mas foi sempre titular. Em seis jogos, totalizou 529 minutos.

'Nuestros hermanos' vão além do Torreense

Os jogadores espanhóis vão muito além do Torreense. Nos campeonatos profissionais há, atualmente, 41 jogadores de nacionalidade espanhola, divididos entre a Liga e a Liga 2.

No segundo escalão, o Torreense divide a liderança com o UD Leiria, que também tem três espanhóis no plantel. Comparando a performance dos três jogadores das duas equipas, entre assistências e golos, o Torreense leva vantagem. O trio leiriense soma 11 golos (todos de Juan Muñoz) e quatro assistências: três de Marc Baró e uma de Juan Muñoz. Têm participação direta em 15 golos.

Os três do Torreense somam 22 participações diretas em golos. Manuel Pozo esteve em 14 golos, marcando 11 e assistindo em 3. Ethyan González, que só chegou em janeiro, já marcou dois golos e assistiu por uma vez. Javi Vázquez leva 2 golos e 3 assistências.

Ainda na Liga 2, Vizela e Chaves têm dois jogadores espanhóis. Já Feirense, Ac. Viseu, FC Porto B e Marítimo apenas um. São 14, no total, os espanhóis que atuam no segundo escalão.

Olhando para a Liga, o número aumenta para 27 espanhóis. O SC Braga destaca-se, com cinco jogadores: Victor Gomez, Adrián Marín, Ismael, Gabri Martínez e Fran Navarro. O Gil Vicente tem quatro: Santi García, Jorge Aguirre, Sérgio Bermejo e Jordi Mboula. Estoril e Farense têm três espanhóis. Na equipa da Linha de Cascais jogam Joel Robles, Orellana e Israel Salazar, enquanto em Faro alinham Marco Moreno, Darío Poveda e Álex Bermejo.

Dez espanhóis foram campeões em Portugal

São dez os espanhóis que conseguiram sagrar-se campeões em Portugal no século XXI. Quatro no FC Porto, três no Benfica e outros três no Sporting. Grimaldo, com quatro Ligas no currículo, é o mais titulado, seguido por Marcano, com três, e Adán, com duas.