Após uma performance menos do que estelar no Grande Prémio da Austrália de 2025, o piloto estrela da Ferrari, Charles Leclerc, abriu o véu sobre as dificuldades da equipa. O piloto monegasco identificou de forma franca dois problemas evidentes que deixaram a equipa Ferrari a lutar para recuperar o seu lugar no mundo do automobilismo.

Apesar de não ter o carro mais rápido na pista, Leclerc acreditava que o imprevisível clima australiano poderia ter jogado a seu favor. Infelizmente, uma combinação de erros estratégicos e pessoais levou-o a cruzar a linha de chegada em um desapontante oitavo lugar, em vez do quinto projetado.

Leclerc foi direto na sua avaliação da corrida, afirmando: “Não éramos os mais rápidos lá fora, mas em condições meteorológicas assim, havia uma chance de marcar alguns grandes pontos, o que não conseguimos aproveitar.”

Ele prosseguiu para detalhar os dois principais obstáculos que mancharam a performance da Ferrari. Leclerc assumiu o seu erro pessoal na Curva 11, que resultou na perda de várias posições chave. Embora a chegada subsequente de um Safety Car tenha minimizado as consequências, a decisão da equipa Ferrari de atrasar a troca para pneus intermédios acabou por ser um erro caro.

Leclerc enfatizou a necessidade de uma avaliação minuciosa do processo de tomada de decisão da equipa para evitar repetir tais erros em corridas futuras. Ele delineou: “O primeiro é fácil, foi o meu erro. O segundo é algo que resolveremos como equipa, analisando as nossas decisões e garantindo que fazemos a escolha certa se a situação surgir novamente.”

As dificuldades da Ferrari em condições de chuva foram ainda agravadas pela falta de comunicação clara e respostas tardias às condições em mudança. Estas áreas de preocupação precisam de ser urgentemente abordadas se a Ferrari espera competir pelo pódio nas próximas corridas.

Adicionar à lista de problemas da Ferrari estava a frustração do novo companheiro de equipa de Leclerc, o sete vezes campeão do mundo Lewis Hamilton. Numa entrevista pós-corrida com a Sky Sports F1, Hamilton não poupou palavras ao descrever o SF25 como “realmente, realmente difícil de conduzir.”

O feedback de Hamilton sublinha a dificuldade da equipa em alcançar um desempenho consistente com a nova unidade de potência, particularmente em condições meteorológicas desafiadoras. É um alerta para a Ferrari não apenas reavaliar as suas decisões estratégicas, mas também focar na melhoria do desempenho e da manuseabilidade do seu carro.

O caminho para a recuperação da equipa baseada em Maranello é íngreme. A crítica de Leclerc sugere que a Ferrari precisa de elevar o seu nível em termos de tomada de decisões e configuração do carro para se manter competitiva no mundo acelerado das corridas de Fórmula 1.

A pressão está sobre a Ferrari para dar a volta à situação nas próximas corridas. Conseguirão fazer as modificações necessárias a tempo? Apenas as corridas futuras o dirão. Mas uma coisa é clara – a Ferrari precisa de uma resposta rápida e eficaz a estes problemas se quiser voltar à sua antiga glória.