
O Benfica soube esta terça-feira que vai receber mais 10 milhões de euros pelos 50 por cento que ainda detinha do passe de Gedson Fernandes. O anúncio foi feito pelo Besiktas, que comunicou a transação à Plataforma de Divulgação Pública (KAP), um equivalente turco da CMVM.
«A nossa empresa adquiriu ao SL Benfica, por 10 000 000 de euros, a participação de 50 por cento prevista no contrato de transferência do jogador profissional Gedson Carvalho Fernandes, nos termos da cláusula que estipula que no caso de o jogador ser emprestado ou vendido a outro clube no futuro, os rendimentos obtidos serão repartidos em partes iguais entre o nosso clube e o SL Benfica», pode ler-se no site do clube.
Recorde-se que as águias já tinham recebido seis milhões de euros pela primeira metade do passe em 2022, quando foi consumada a transferência, pelo que o encaixe total com o médio formado no Seixal chega aos 16 milhões de euros.

Para o Besiktas, o objetivo desta transação será garantir um retorno maior no momento da venda do português de 26 anos, que pode estar para breve. O Spartak Moskva será o provável destino e a transferência ultrapassará os 20 milhões de euros.
Assim se concluirá uma passagem de cinco anos pela Turquia, que começou com empréstimos ao Galatasaray e ao Rizespor antes da mudança em definitivo para o Besiktas, onde Gedson Fernandes registou 131 jogos (18 golos e 13 assistências) em três temporadas.