
A edição de 2025 da Bola de Ouro será revelada um mês mais cedo do que o habitual, informou o jornal L'Équipe.
Enquanto nas últimas temporadas, a cerimónia decorreu no final de outubro, este ano o anúncio acontecerá a 22 de setembro, mantendo-se o cenário habitual: o prestigiado Théâtre du Châtelet, em pleno centro de Paris.
Os nomeados aos vários prémios serão conhecidos durante a primeira quinzena de agosto. Esta edição marcará ainda um passo importante rumo à igualdade de género: todos os troféus anteriormente exclusivos do futebol masculino passarão a ser atribuídos também no feminino. Entre eles, o prémio de melhor guarda-redes, melhor jogadora jovem e melhor marcadora.
Votação para a Bola de Ouro
A Bola de Ouro masculina contará com 30 jogadores nomeados, cujos nomes serão submetidos a votação por um painel de 100 jornalistas, cada um representando um dos 100 países melhor posicionados no ranking da FIFA. No setor feminino, haverá 50 votantes, seguindo os mesmos critérios para os 50 países do topo do ranking.
Cada jornalista elabora um top 10 de jogadores, e cada posição confere uma determinada pontuação. O jogador ou jogadora que reunir o maior número de pontos será o vencedor do troféu mais prestigiado do futebol mundial.