
A cada sexta-feira de Grande Prémio, os pilotos reúnem-se na comissão de segurança, em que também marcam presença responsáveis do campeonato – como Carlos Ezpeleta.
O diretor desportivo da Dorna falou sobre este espaço numa entrevista à DAZN: ‘A comissão de segurança é uma hora que está marcada e que é intocável. […]. Os pilotos têm esse fórum para darem a opinião deles. É o fórum para falar sobre o tema da segurança em pista, e também para darem a opinião deles sobre coisas comerciais do campeonato. Eu passo muito bem nessas reuniões’.
As opiniões nem sempre convergem, e Ezpeleta não escondeu que até discussões entre irmãos já testemunhou: ‘Vi discussões fortes entre irmãos, o Álex e o Marc [Márquez]? Bem, vi discussões fortes com um nome parecido, faltava-lhes dizer, «então vou dizer à mãe» [risos]’.
Um momento particularmente conturbado a que o dirigente espanhol assistiu aconteceu na segunda reunião da comissão de segurança do GP da Índia de 2023: ‘Foi um fim de semana complicado para todos. Existiu essa tensão… lembro-me de muitas comissões de segurança com muita tensão. É claro que, quando há tensão entre pilotos, para nós é mais fácil, discutirão entre eles. Lembro-me uma depois da Argentina, com muita tensão’.