Grande surpresa no arranque dos quartos de final do play-off do campeonato nacional de futsal!  

O Sporting saiu vergado do jogo 1 em Ferreira do Zêzere. Mesmo não tendo conseguido evitar a derrota, a equipa de Nuno Dias logrou, pelo menos, disfarçar os números desta, porque aos 27 minutos estava a perder por 2-5, mas a partir dos 34’, quando arriscou o 5x4, conseguiu reduzir para 4-5 a poucos segundos do final, fazendo tremer a equipa da casa, que depois de uma primeira parte de grande eficácia, na qual se apanhou a vencer por três golos sem resposta à passagem dos 10 minutos, procurou segurar o ímpeto leonino na reta final na segunda parte, arrancando vitória que poucos arriscariam prever.

O Sporting não entrou bem no jogo e sofreu o primeiro golo logo aos 30 segundos, com Alan Gitahy a inaugurar o marcador após recuperação de bola no meio-campo ofensivo. O Sporting mal teve tempo para responder e sofreu o segundo aos três minutos, num erro de Henrique, que colocou a bola nos pés de Natan Minatti, que atirou para uma baliza escancarada.

O mau início dos leões pesou nos jogadores, sobretudo em Taynan, que aos oito minutos protagonizou desentendimento com Rui Fortes e, após revisão do VAR, viu cartão vermelho direto. A turma da casa aproveitou a superioridade numérica para fazer o 3-0 aos 10 minutos, graças a bis de Alan Gitahy.

Os leões só conseguiram materializar a reação à desvantagem aos 12’, com Sokolov a reduzir num livre de 10 metros). Com 3-1 ao intervalo, resultado que castigava os muitos erros do Sporting e premiava a eficácia do Ferreira do Zêzere, a segunda parte trouxe nova entrada forte dos anfitriões, que chegaram ao 4-1 aos 22’, com Alan Gitahy a consumar o hat trick. Sokolov voltou a hastear a bandeira do inconformismo dos leões e reduziu para 2-4 aos 25’, mas dois minutos depois o Ferreira do Zêzere voltou a alargar a vantagem, com Jô Cambagula a fazer o 5-2 para a turma da casa.

O Sporting procurou pressionar mais a partir daí, mas só quando arriscou o 5x4, a partir dos 34’, é que colheu frutos: Tomás Paçó fez o 5-3 aos 38’, Rocha fez o 5-4 aos 39’, mas depois já não houve tempo para os leões conseguirem chegar ao empate.

O Sporting terá agora dois jogos no João Rocha (dia 20, às 19h30) e dia 25 (20h00) para reverter a eliminatória e carimbar a passagem às meias-finais.