
Francisca Veselko, atual líder do ranking feminino no circuito Challenger Series 2025, onde estão em jogo as vagas para o circuito mundial do próximo ano é a primeira dos cinco surfistas portugueses que estão nos Estado Unidos a entrar em ação.
Kika está logo no heat inaugural da prova feminina, onde irá medir forças com a costarriquenha Leilani McGonagle, a peruana Daniella Rosas e a alemã Noah Klapp.
Yolanda Hopkins (3.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª) ficaram isentas da primeira ronda e vão enfrentar no heat 5 a australiana India Robinson, e, na sexta bateria, a brasileira Sophia Medina, respetivamente. Ambas irão competir também frente a duas surfistas vindas da ronda inaugural do Huntington Beach, na Califórnia.
Em masculinos, Frederico Morais (36.º do ranking) vai enfrentar os sul-africanos Adin Masencamp e Thomas Lindhorst e o australiano Dakoda Walters no heat 7 e Afonso Antunes (62.º) entra na segunda bateria frente ao sul-africano Connor Slijpen, ao norte-americano Kolohe Andino e ao australiano Tully Wylie.
O circuito Challenger Series (CS), que dá acesso à elite da Liga Mundial de Surf (WSL), tem cinco etapas, uma das quais na Ericeira, de 29 de setembro a 5 de outubro e, em jogo estão 10 vagas masculinas e sete femininas para o Championship Tour (CT) de 2026, onde vai haver um alargamento do circuito feminino de 16 para 24 surfistas, mantendo-se inalterados os 32 lugares no circuito masculino.