
Em 2022, de forma surpreendente e totalmente inesperada, Danilo Petrucci abraçou o desafio de disputar o Dakar – saindo das pistas de asfalto sem qualquer preparação prévia, integrando um projeto com a KTM Tech3.
O desafio foi considerável para o italiano, até porque se lesionou poucas semanas antes e pouco ou nada conhecia dos ralis. Mas não se coibiu de tentar e até ganhou uma etapa antes de cair e abandonar. Petrucci recordou essa aventura em entrevista ao podcast La Merenda:
–Foi fazer o Dakar como quando os elefantes antes de saírem da manada, ou como aqueles que enfrentam os Caminhos de Santiago. Eu não sabia nada sobre a corrida e não conhecia ninguém. Um mês antes tinha partido o meu tornozelo e todos estavam preocupados comigo. Eles estavam a aconselhar-me a ir devagar para evitar cair, como depois aconteceu. No entanto, antes de abandonar, ganhei uma etapa.
Petrucci contou também como viveu essa sua vitória na quinta etapa do Dakar 2022: ‘Descobri que cheguei em primeiro no itinerário que me levou até ao bivouac, que são 160km de autoestrada. Eu estava completamente sozinho e, ali, percebi que tinha feito algo histórico. Nesse momento lembrei-me de quando em criança, a caminho da escola, costumava obrigar a minha mãe a comprar-me todas as cassetes de vídeo sobre motociclos no quiosque. Ia para casa e via-as, a sonhar ganhar, e esse dia finalmente tinha chegado. Celebrei sozinho e foi como alguém que chega ao topo do Monte Everest e não tem ninguém por perto para tirar-lhe uma fotografia’.