
Charles Leclerc, o aclamado piloto da Ferrari, parece estar a enfrentar uma perda de confiança à medida que a temporada de Fórmula 1 de 2025 se aproxima. Esta incerteza decorre da performance aparentemente errática do novíssimo Ferrari SF-25 durante os testes de pré-temporada no Bahrain. Apesar de uma disputa renhida pela conquista do título de Construtores na temporada anterior, a Ferrari decidiu arriscar com um veículo novo, como afirma Fred Vasseur, o principal da equipa.
Este último modelo da Ferrari, anteriormente denominado Project 677, passou por uma infinidade de alterações de design. Uma mudança significativa é a transição para um layout de suspensão dianteira tipo pullrod, um padrão nas equipas rivais McLaren e Red Bull. O objetivo audacioso da equipa é garantir o seu primeiro Campeonato do Mundo desde 2008. No entanto, a performance medíocre do SF-25 nos testes de pré-temporada no Bahrain lançou uma sombra sobre estas ambições elevadas.
Conversas internas com várias equipas, juntamente com observações à beira da pista, colocaram a Ferrari na difícil posição de quarta melhor equipa. Esta especulação sugere que McLaren, Red Bull e Mercedes estão à frente do jogo à medida que nos aproximamos do Grande Prémio da Austrália.
O Motorsport.com italiano revelou as frenéticas atividades nos bastidores em Maranello. A equipa não está a deixar pedra sobre pedra nas suas preparações de última hora para a corrida inaugural da F1 2025. O diretor técnico Loic Serra, juntamente com a sua equipa, está supostamente a trabalhar incansavelmente para afinar a configuração do SF-25. O objetivo é encontrar o equilíbrio perfeito e desbloquear o verdadeiro potencial do veículo, que foi algo prejudicado pela nova suspensão dianteira tipo pullrod durante os testes no Bahrain.
O comportamento imprevisível do SF-25, atribuído a este experimento de suspensão, levou Leclerc a questionar a sua nova máquina. A transição de uma configuração de sobreviragem, que Leclerc prefere, para uma de subviragem complicou ainda mais as coisas.
Sete vezes campeão do mundo, Lewis Hamilton, que recentemente trocou a Mercedes pela Ferrari, mantém-se em silêncio sobre a questão. Apesar dos rumores, Hamilton continua a elogiar a sua nova equipa e veículo.
Enquanto as temperaturas anormalmente frias no Bahrein podem ter contribuído para os problemas de equilíbrio do SF-25, a Ferrari está a correr contra o tempo para identificar a causa raiz. Esta urgência decorre de preocupações de que o SF-25 possa ficar atrás do McLaren MCL39 e do Mercedes W16 renovado em termos de ritmo de corrida.
O consenso da equipa indica que a Ferrari ficou atrás da McLaren durante a temporada de inverno. Além disso, tanto a Mercedes como a Red Bull parecem ter ganho terreno.
Com o SF-25 a trazer uma onda de mudanças, o âmbito de desenvolvimento da equipa Ferrari em comparação com os seus rivais permanece por ver. O entendimento da equipa sobre a suspensão pullrod, reintroduzida após uma década, é considerado crucial para que o SF-25 atinja todo o seu potencial.
Este tipo de suspensão acredita-se que proporciona um impulso aerodinâmico significativo ao melhorar o fluxo de ar em direção ao complexo fundo do carro. O fundo representa uma parte substancial da força de downforce total do carro na era do efeito solo. A experiência de Serra em dinâmica de veículos e componentes, adquirida durante o seu tempo na Mercedes, será provavelmente instrumental nesta área.
Em contraste com estes desafios, o desempenho do motor do SF-25 não levantou preocupações. A equipa absteve-se de ativar os modos de potência mais agressivos do veículo ou de o fazer funcionar com pouco combustível durante os testes no Bahrein. Esta decisão foi tomada para manter o seu desempenho real em segredo dos seus concorrentes.
A otimização da entrega de potência dos acessórios elétricos ao longo de uma volta está atualmente sob a responsabilidade da equipa de eletrónica. O corte de potência experienciado por Hamilton e Leclerc no final de algumas retas não é percebido como uma preocupação.
As preocupações em relação ao SF-25 foram ainda mais alimentadas por Alex Brundle, piloto de corridas e filho do comentador da Sky F1, Martin Brundle. Ele expressou preocupações sobre a condução “realmente desagradável” do veículo enquanto analisava as filmagens a bordo de Hamilton do Bahrain. O desempenho do SF-25, particularmente o seu evidente subviragem, pintou um quadro sombrio do que espera a Ferrari à medida que se aproxima a temporada de F1 de 2025.