
O Sporting sofreu para bater o Gil Vicente, mas conseguiu uma importante vitória por 2-1. Eis os destaques do jogo.
Mohamed Bamba: É um jogador fulcral na segunda metade da época do Gil Vicente. Tem facilidade em ter bola, usando o pé esquerdo e a agilidade para jogar à frente da defesa, colocar-se de frente parta o jogo e fazê-lo fluir. Sem bola, destacou-se no acompanhamento a Pedro Gonçalves, jogando muitas vezes na mesma linha dos centrais.
Centrais do Gil: O início foi algo turbulento, mas rapidamente se afirmaram na linha defensiva. Nem Viktor Gyokeres, durante longos períodos, foi capaz de fazer grande mossa, controlado frequentemente pelos centrais que evitaram ao máximo duelos no corpo. A defesa da área também correu muito bem aos galos, apenas traídos por um ressalto e por um momento de génio de Eduardo Quaresma.
Estratégia de César Peixoto: Não faltou ousadia e uma dose de loucura a César Peixoto na preparação estratégica da visita a Alvalade. O Gil Vicente foi variando o seu jogo entre saídas mais curtas e bolas diretas e entre um bloco mais baixo e uma pressão mais avançada. O papel dos extremos (sobre os centrais, cortando a linha de passe para os alas) e dos médios (a acompanhar os extremos jogando em todo o campo) foi importante.
Jeremiah St. Juste: Mais que Hjulmand, o Sporting sentiu falta de Ousmane Diomande. Jeremiah St. Juste sofreu a jogar como central pelo meio, com menos evidência na velocidade e mais necessidades de ser cerebral. Teve uma ação escusada no lance da grande penalidade e não foi capaz de dar a segurança necessária.
Maxi Araújo: Num jogo sem grandes destaques individuais no lado de Alvalade, teve o mérito de contrariar o desacerto leonino com um grande remate. Numa altura em que as bancadas já se faziam notar algo impacientes, voltou a erguer Alvalade para a reta final de uma partida que poderá ser lembrada para sempre.
Eduardo Quaresma: Mais do que outra coisa, marcou um golo com potencial para entrar nos compêndios da história em Alvalade. É impressionante como o defesa leonino tem este potencial transcendente que tem surgido em grandes momentos. Permite aos leões sorrirem com um empate no Estádio da Luz.