Joan Mir continua a mostrar um aparente bom desempenho da Honda nos testes de MotoGP em Sepang. Esta quinta-feira, melhorou o seu tempo face ao primeiro dia de testes, acabando no sexto lugar.

O espanhol afirmou: ‘Hoje, o resumo é que testámos a última configuração de 2024 e a nova especificação de motor para este ano. Não foi uma decisão fácil no início, porque pusemos o motor, e provavelmente não estava realmente a corresponder tanto para mim. Eu não estava muito contente de manhã’.

Sem desistir, Mir trabalhou mais com o motor novo e acabou por gostar do mesmo, revelando que sem um problema de falta de combustível poderia ter sido ainda mais veloz:

Depois, trabalhámos no duro na eletrônica para tentar pôr esse motor numa configuração correta em termos de eletrónica – mais ou menos travão motor, o controlo do acelerador. É um motor diferente, mas o caráter é muito parecido ao do ano passado. E no fim do dia eu estava contente, e para mim neste momento o de 2025 é melhor – ou tem mais potencial, digamos. Melhorámos o tempo de volta, também fiquei sem combustível na última curva, então fui da última curva até à linha de meta sem a moto na potência total – perdemos 0,3s. Sem esse problema, estaríamos muito próximos’.

Esta quinta-feira, o #36 trabalhou com uma nova carenagem, mas não teve as melhores impressões: ‘Foi um bocado melhor em algumas áreas, mas não noutras. Então, o balanço no final é que decidimos que continuaremos a trabalhar com a atual. Talvez amanhã verifiquemos outra vez, mas não é algo que ponhas em pista e sejas veloz imediatamente. Não irei testar o quadro amanhã’.

Em todo o caso, Mir encontra-se agradado com o rumo dos acontecimentos, mesmo se há aspetos a melhorar: ‘Digamos que estou contente com a forma como tudo está a correr, mas ainda temos alguns pontos fracos a corrigir. Por exemplo, quando temos mais temperatura em pista, temos mais dificuldades. Estamos mais longe do que os outros, em termos de tempo de volta. Provavelmente os outros são capazes de controlar isto melhor. Por algum motivo, a nossa moto começa a derrapar um bocado, e isto torna as nossas vidas um bocado mais difíceis quando a temperatura é alta. Então, isso é algo que temos de corrigir’.

O campeão de 2020 rematou: ‘Amanhã, continuaremos a trabalhar na eletrónica, na afinação. Penso que podemos fazer algo mais. Mas, como eu disse, estou contente com a forma como tudo está a correr, e estou contente com a afinação que temos’.