Com a Liga Portugal Betclic a entrar na fase de todas as decisões, FC Porto e Famalicão enfrentam-se esta sexta-feira ainda com metas por alcançar.

Enquanto os dragões seguem na perseguição ao SC Braga, atual terceiro classificado do campeonato, os minhotos, que seguem no sétimo posto, ainda sonham com a chegada à quinta posição, lugar que, à partida, dará acesso às competições europeias. Com estes dados em cima da mesa, a partida, agendada para as 18 horas, tem tudo para ser bem disputada.

A equipa de Martín Anselmi chega a este encontro depois de um triunfo suado em Rio Maior, frente ao Casa Pia. Ainda assim, 'inconsistência' tem sido a palavra de ordem para os portistas. Desde que o treinador argentino chegou a Portugal, apenas por uma vez o FC Porto somou duas vitórias consecutivas. Um cenário pobre face ao que os azuis e brancos costumam apresentar.

Por seu lado, o Famalicão está a viver uma fase francamente positiva. Ainda que o arranque de Hugo Oliveira no clube não tenha sido propriamente auspicioso, o 'Vila Nova' reergue-se e soma já três triunfos consecutivos (seis vitórias nos últimos oito encontros).

Olhando para o registo histórico de confrontos entre os dois clubes, o FC Porto tem sido claramente superior. Nos 30 jogos disputados entre portistas e minhotos, há registo de 21 triunfos azuis e brancos, quatro do Famalicão e cinco empates.

Liga Portuguesa

FC Porto vs FC Famalicão
11 Jogos, 7V 3E 1D (DG: 23-11)

Últimos Resultados:
23/24: FCP 2-2 FCF
22/23: FCP 4-1 FCF
21/22: FCP 3-1 FCF
/21: FCP 3-2 FCF
/: FCP 3-0 FCF

ver mais >>

Este registo ganha ainda maior expressão se olharmos apenas para os jogos disputados em casa do FC Porto: 11 triunfos dos da casa, um do 'Vila Nova' e três empates.

No que aos impedimentos diz respeito, Anselmi não pode contar com os lesionados Grujic, Vasco Sousa e William Gomes e com o castigado Martim Fernandes. Do lado oposto, Hugo Oliveira não poderá utilizar Rodrigo Pinheiro, isto na medida em que o habitual titular na lateral-direita famalicense cumpre castigo após completar uma série de cinco cartões amarelos.

Na antevisão da partida, Martín Anselmi não confirmou a titularidade de Samu, que tem estado a contas com problemas físicos, vincou que Rodrigo Mora não se deixa afetar por «ruído exterior» e deixou muitos elogios ao adversário desta sexta-feira.

«É uma equipa que tem feito as coisas muito bem. São dinâmicos na hora de atacar, usam muito as alas, pelos extremos e laterais, cruzam bem... É um rival que implica atenção da nossa parte. Temos de estar atentos quando a bola entra na área porque podem fazer danos aí. E temos de controlar a bola para defendermos menos. Passa por aí o plano de jogo. Estamos em casa. Queremos estar com intensidade», vincou.

Na mesma toada, Hugo Oliveira desvalorizou os recentes resultados não tão positivos do FC Porto: «O Famalicão tem de entender que o próximo jogo é extremamente difícil, contra uma boa equipa, que é muito mais do que os seus resultados. Trata-se de um clube que tem um ADN de ganhar, uma cultura de vitória, e quem não entender que o FC Porto é sempre FC Porto está muito próximo de cair no primeiro buraco que vai aparecer na caminhada. Temos de saber isso, que vamos jogar contra esse adversário fortíssimo e que temos de respeitar. Mas isso não invalida que mantenhamos a nossa forma de estar e que passa por olhar sempre para nós, agarrados aos nossos princípios e acreditando que jogamos pelos três pontos em todos os jogos.»

Quem sairá a sorrir deste duelo?

Onzes Prováveis

FC Porto: Diogo Costa, Zé Pedro, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Samu Aghehowa, Rodrigo Mora

FC Famalicão: Lazar Carević, Lucas Calegari, Enea Mihaj, Justin de Haas, Pedro Bondo, Tom van de Looi, Mirko Topić, Sorriso, Gustavo Sá, Óscar Aranda, Simon Elisor