No dia em que se cumprem 25 anos da polémica transferência do Barcelona para o Real Madrid, Luís Figo concedeu uma entrevista à 'Marca' onde também olhou para o futebol atual. O português coloca Vitinha entre os melhores da época, mas não arrisca numa previsão para a Bola de Ouro.

Em 2000, Luis Figo venceu a Bola de Ouro e foi desafiado pela 'Marca' a opinar sobre os favoritos ao prémio em 2025, com os jogadores do PSG, incluindo Nuno Mendes e Vitinha, à cabeça. Para o português o assunto é... relativo. "Há outras opções [além do plantel do PSG]. há sempre opiniões para todos os gostos e cores. As pessoas votam da forma que lhes for mais conveniente e são eles que decidem... costumo ter um gosto diferente dos que votam."

Outro ex-Galáctico, Luka Modric, foi claro ao eleger o português Vitinha como melhor médio do Mundo na atualidade. Luís Figo também o coloca no topo, mas não vê o assunto de forma tão linear.

"Não sei é o melhor. É um dos melhores de certeza, mas o futebol dá muitas voltas.  O PSG esteve quase para ser eliminado na primeira ronda da Liga dos Campeões e acabou por ser campeão europeu. Se tivesse sido eliminado, talvez não estaríamos a falar assim dos jogadores deles. Há muitos fatores... mas é lógico que foi um dos melhores esta época." 

"Cada grande torneio é uma oportunidade para Portugal"

A Seleção portuguesa também foi assunto na entrevista à 'Marca' e Figo não concordou quando ouviu dizer que atual geração era a melhor de sempre. "É a tua opinião...", atirou entre risos. Discorda também que o Mundial'2026 seja o 'tudo ou nada' quanto às hipótese de Portugal em erguer o troféu.

"Acho que Portugal vai ter oportunidades para ganhar. Desde a minha geração conseguimos ser regulares nos Europeus e Mundiais. Não é um troféu, mas é uma prova da qualidade e do trabalho que se tem feito. Acho que Portugal vai ter muitas chances no futuro de ganhar provas, como aconteceu agora [Liga das Nações]. Cada grande prova é uma oportunidade."