
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que, na próxima semana, vai distribuir 7,519 milhões de euros pelos 13 clubes da Liga que, em 2024/25, não participaram em competições europeias: Santa Clara, Famalicão, Estoril, Casa Pia, Moreirense, Rio Ave, Arouca, Gil Vicente, Nacional, Estrela da Amadora, Aves SAD, Farense e Boavista.
Como o valor é distribuído de forma equitativa, cada sociedade desportiva irá receber 578 384,62 euros. Como Benfica, Sporting, FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães disputaram as fases de liga das três competições europeias, não são contemplados nesta distribuição.
A FPF destacou que Portugal é «o país que maior verba receberá por conta do Competitive Balance Share, bem à frente dos Países Baixos (€6.871 milhões) e Bélgica (€6.406 milhões), segundo e terceiro, respetivamente».
A Federação também recorda que as outras 16 sociedades desportivas que participaram na Liga 2 em 2024/25 já receberam 6,1 milhões de euros (382 437 euros cada), também através do mecanismo de solidariedade da UEFA.
«Recorde-se que, a 27 de setembro de 2024, os Clubes do Futebol Profissional, numa histórica manifestação de união, aprovaram por unanimidade, em Assembleia Geral, a manutenção da distribuição equitativa das verbas de solidariedade provenientes da UEFA aos Clubes da Liga Portugal 2 Meu Super, garantindo um apoio financeiro justo e equilibrado entre todas as Sociedades Desportivas», salientou também a FPF.