
Primeira Liga, 24.ª jornada: sexta-feira, 28 de março de 2025, 20h15
A ANTEVISÃO: O BENFICA DESLOCA-SE A BARCELOS PARA TENTAR APANHAR NOVAMENTE O SPORTING NA LIDERANÇA DA LIGA
No fim-de-semana em que se acerta o relógio para o horário de verão, acerta-se também o calendário do campeonato. Benfica e Gil Vicente têm encontro marcado esta sexta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, para disputarem o jogo em atraso da 24.ª jornada, que ambos os clubes pediram para adiar no início deste mês. Frente a frente vão estar duas realidades bem distintas de ambos os conjuntos em relação aos objetivos traçados para esta época. Os gilistas lutam pela manutenção no principal escalão do futebol português, enquanto as águias querem voar novamente para o topo da classificação de braço dado com o Sporting.
O regresso de Di María aos convocados do Benfica é a melhor notícia que Bruno Lage podia ter tido esta semana. O extremo argentino tem sido gerido com pinças e pode voltar já hoje aos relvados, embora a sua utilização de início não seja uma certeza. O duelo com o FC Porto está aí à porta e convém não sobrecarregar fisicamente um jogador que já não vai para novo. Outra das dúvidas no onze titular é Tomás Araújo. O defesa de 22 anos está recuperado da lesão que o afastou da segunda parte com o Rio Ave, mas a sua titularidade é ainda uma incógnita, que só deverá ser revelada poucas horas antes do início do encontro. De fora por lesão continuam Alexander Bah, Manu Silva e Tiago Gouveia.
A formação da Luz quer dar seguimento aos bons resultados que tem tido nos últimos compromissos para o campeonato. As exibições podem não ser de encher o olho, mas o que mais importa nesta fase é a garantia dos três pontos no final dos 90 minutos. Toda a equipa está focada na conquista do 39.º campeonato, e esta deslocação a Barcelos para acerto de calendário é visto como um jogo muito importante. Pode colar o Benfica novamente ao Sporting no primeiro lugar. Mas por outro lado, perder pontos até ao clássico com o FC Poto pode deixar os encarnados numa situação complicada, caso os leões continuem a sua caminhada vitoriosa.
O Gil Vicente apanha o Benfica na pior fase da época, e já não vence desde o dia 19 de janeiro, quando recebeu e bateu o FC Porto por 3-1. Após esse triunfo esclarecedor frente aos dragões, somaram sete derrotas e um empate. Como nenhum treinador em Portugal resiste a maus resultados, Bruno Pinheiro foi vítima disso mesmo, ao ser despedido a meio do mês passado. O escolhido para ocupar o seu lugar foi César Peixoto, que também ainda não sabe o que é vencer.
O novo técnico gilista procura essa felicidade pela primeira vez, e roubar os três pontos às águias poderá ser um boost de motivação para o que resta da temporada, e que o Gil Vicente bem precisa neste momento. Para a partida desta noite, César Peixoto só não pode contar com os lesionados Yaya Sithole e Marvin Elimbi, e espera contar com a inspiração de alguns dos seus melhores jogadores, como Kanya Fujimoto e Félix Correia.
O Benfica goleou o Gil Vicente (5-1) na primeira volta, no Estádio da Luz, mas é expetável que o filme do jogo de hoje possa ser diferente. É claro que todo o favoritismo está do lado dos encarnados, mas a atuar perante os seus adeptos, o conjunto gilista quer regressar rapidamente aos bons resultados, para não descer ainda mais na tabela e entrar em zona de despromoção. A águia já só pensa em apanhar o leão, mas primeiro há este galo de Barcelos para ultrapassar e que promete ser um osso duro de roer. O árbitro do encontro será Miguel Nogueira, da Associação de Futebol de Lisboa.
10 DADOS RÁPIDOS
1. Gil Vicente e Benfica já se defrontaram 52 vezes em todas as competições. Seis vitórias para os gilistas e 39 triunfos para os encarnados.
2. Nesses 52 jogos, a formação de Barcelos marcou 32 golos e o clube lisboeta 108.
3. A maior vitória dos encarnados em casa do Gil Vicente aconteceu na época 2014/2015, para o campeonato. O resultado foi de 0-5.
4. Já o maior triunfo dos gilistas no seu estádio frente ao Benfica ocorreu na temporada 2000/2001, também para o campeonato, e o resultado ficou 3-0.
5. O resultado mais comum entre os dois conjuntos no estádio do Gil Vicente é de 0-2, e já se verificou por seis ocasiões.
6. O primeiro duelo da história entre Benfica e Gil Vicente aconteceu no ano de 1990. Vitória das águias por 3-0 no Estádio da Luz.
7. O conjunto orientado por Bruno Lage atingiu a marca dos 100 golos esta época em todas as competições.
8. A formação de Barcelos não vence há oito partidas. O último triunfo foi diante do FC Porto por 3-1.
9. O atual treinador do Gil Vicente, César Peixoto, já foi campeão nacional pelo Benfica como jogador, na temporada 2009/2010.
10. O Gil Vicente tem mais golos sofridos (38) do que marcados (29) em todas as competições.
JOGADORES A TER EM CONTA

Félix Correia (Gil Vicente) – Chegou a ser apontado como uma das grandes esperanças do futebol português, e foi eleito como o melhor jogador jovem da Primeira Liga no último mês. Félix Correia é um extremo de 24 anos formado no Sporting, e que o Gil Vicente contratou em definitivo à Juventus esta época. Atua preferencialmente pelo lado esquerdo do ataque, mas costuma aparecer também em zonas de finalização. É rápido e dotado tecnicamente, ingredientes necessários para se ser um desequilibrador, e é atualmente o melhor marcador dos gilistas com seis golos.

Kerem Akturkoglu (Benfica) – O Harry Potter turco tem andado uns furos a baixo daquilo que já mostrou nos seus primeiros jogos com a camisola encarnada, mas aos poucos, está a regressar à sua melhor forma. Marcou o golo decisivo no último encontro para o campeonato, frente ao Rio Ave, e mais recentemente fez também o gosto ao pé pela seleção da Turquia, onde não só marcou, como também assistiu. Akturkoglu já leva 12 golos e sete assistências pelo Benfica esta temporada, e é um jogador que de um momento para o outro pode decidir uma partida com a sua magia.
XI´s PROVÁVEIS
Gil Vicente: Andrew Ventura; Zé Carlos, Josué Sá, Rúben Fernandes e Sandro Cruz; Bamba, João Teixeira e Fujimoto; Félix Correia, Santi García e Carlos Eduardo
Treinador: César Peixoto
«Será um duelo contra uma boa equipa que está numa boa fase e que tem outros argumentos. Mas nós, em casa, temos que olhar de frente para o adversário e atacar o desafio com a perspetiva de arrancarmos pontos, independentemente de ser o Benfica. Não é o melhor adversário nesta fase, mas é o que é. Nós temos que jogar contra todos. Agora é o Benfica, e temos que encarar todos os jogos como fossem finais. Esta é mais uma final que teremos até o fim do campeonato, sabendo que vamos ter muita dificuldade, mas também sabendo que temos capacidade e qualidade para fazer um bom jogo».
Benfica: Trubin; Tomás Araújo, Otamendi, António Silva e Álvaro Carreras; Florentino, Aursnes e Kokçu; Akturkoglu, Bruma e Pavlidis
Treinador: Bruno Lage
«Tivemos a oportunidade de analisar os dois jogos que o Gil Vicente fez sob o comando do César. Claramente identificados. Mas tivemos também oportunidade de verificar algumas ideias que ele tinha no Moreirense. Nestes dois jogos houve dinâmicas diferentes, e a dúvida que temos é perceber se são dinâmicas que ele implementa em função dos jogadores que tem à disposição, ou se aproveitou este espaço de tempo para as treinar. No entanto, é uma equipa muito interessante e já o tinha dito na primeira volta, com jogadores muito bons no terço ofensivo, uma equipa que cria muitas diagonais. Exemplo disso foi o golo que fez na Luz. Um jogo difícil, entrada no terço final do campeonato, as equipas vão juntar-se mais e estar mais aguerridas para lutar por pontos. Sabemos que é um estádio difícil, mas temos de estar na concentração máxima, estamos a entrar na reta final. Amanhã (hoje) é uma final muito importante e temos de vencer».
PREVISÃO DE RESULTADO: Gil Vicente 0-2 Benfica