
A transferência de Gyökeres para o Arsenal deu muito que falar por causa dos valores da verba fixa, bónus e comissões. O Sporting e o clube inglês comunicaram, oficialmente, 65,7 milhões de euros fixos, mais 10,2 M? em metas acessíveis, num total de 76 M?. E um dos dados mais polémicos de toda a história, a comissão que o agente Hasan Çetinkaya teria direito a receber do Sporting, resolveu-se desta forma: os empresários abdicaram ainda de 10% de todas as parcelas, não descontando 7,59 M? do 'bolo' total.
Ainda assim, o Arsenal vai pagar um valor à empresa que representa Gyökeres. Segundo o 'The Athletic', os londrinos vão pagar uma comissão de 4% a Hasan Çetinkaya. Isto é, partindo do valor fixo (65,7 M?), o agente terá direito a cerca de 2 milhões e 628 mil euros.
Este artigo da imprensa inglesa analisa ainda o custo total de Gyökeres entre transferência, bónus, salários e pagamentos a outros clubes. E a conclusão é esta: "O salário de Gyokeres no Arsenal, embora não seja conhecido com total segurança, fará com que o custo geral da contratação para o clube ultrapasse facilmente a marca de 100 milhões de libras no contrato de cinco anos", pode ler-se. Feita a conversão, cerca de 114 milhões de euros.
Entretanto, o 'The Athletic' também revela que o Arsenal já começa a ter retorno no investimento. Segundo os ingleses, a procura pela camisola com o nome do avançado e o número 14 ultrapassa a procura na história recente do clube.
4
%