
Terminou sem acusações a investigação em torno de uma das maiores tragédias do hóquei no gelo, a morte de Adam Johnson, jogador dos Nottingham Panthers atingido no pescoço pela lâmina do patim de Matt Petgraves, durante um encontro com os Sheffield Steelers, na liga inglesa, a 28 de outubro de 2023.
«Concluímos que não existe uma perspetiva realista de condenação por qualquer infração penal e, por isso, não haverá processo», declarou o procurador-geral adjunto Michael Quinn, a propósito de Matt Petgraves, que tinha sido detido em novembro de 2023 por suspeitas de homicídio involuntário, ficando 17 meses em prisão preventiva.
«Foi um incidente chocante e profundamente perturbador. A Procuradoria Geral e a polícia de South Yorkshire têm trabalhado em estreita colaboração para determinar se devem ser apresentadas acusações criminais contra o outro jogador de hóquei no gelo envolvido. Os nossos pensamentos continuam com a família e os amigos de Adam Johnson», prosseguiu o mesmo responsável.
Sublinhe-se que Petgrave sempre negou as alegações que o visavam, referindo-se ao ocorrido como um «trágico acidente». Recorde-se que o cenário horrível chocou os espectadores, com relatos de lágrimas e desmaios nas bancadas.
A decisão não foi bem recebida na NHL. O antigo jogador Chris Therien considerou o gesto fatal intencional: «Fiquei literalmente chocado e enojado com o que vi. Parecia intencional. Foi um pontapé de kung fu. Os meus olhos não mentem, digam-me que estou enganado.»