
Acabou o sonho para Jorge Jesus e companhia. O Al Hilal, com Rúben Neves e Marcos Leonardo de início, perdeu com o Al Ahli, em Jeddah, na Arábia Saudita, por 1-3, falhando a passagem à final da Champions asiática.
O jogo começou quentinho e Ezgjan Alioski viu amarelo logo nos primeiros segundos depois de uma disputa de bola com Malcom. Os jogadores do Al Hilal ficaram a pedir algo mais, mas o árbitro ficou-se pelo amarelo e o VAR decidiu não intervir.
O Al Ahli dominou o encontro nos primeiros minutos e chegou à vantagem aos 9 minutos, com um ex-FC Porto na jogada. Galeno recebeu na esquerda e assistiu de pé esquerdo para o pontapé certeiro de Roberto Firmino.
Aos 18’, Bono impediu o segundo dos comandados de Matthias Jaissle. Firmino descobriu Kessié, que atirou à baliza para uma grande intervenção do guarda-redes marroquino. Depois do aviso, o segundo chegou mesmo, aos 27’. Mahrez abriu o livro e Ivan Toney colocou a bola no fundo das redes. Numa primeira fase, o golo foi anulado, mas acabou validado após recurso ao VAR.
O Al Hilal deu sinal de vida e quase reduziu aos 31’. Rúben Neves colocou a bola na área, Marcos Leonardo tentou assistir Mitrovic, mas o sérvio não conseguiu encostar. A bola ainda sobrou para o ex-Benfica, que não teve sucesso na finalização.
Roger Ibanez tentou o 3-0 para o Al Ahli de cabeça, mas foi o Al Hilal a marcar. Jogada pela esquerda e Al Dawsari relançou a partida, aos 42’.
Na segunda parte, Ivan Toney bem tentou o bis e chegou a colocar a bola dentro da baliza por duas ocasiões (52’ e 55’), mas foi assinalada posição irregular em ambas.
Aos 59’, Jorge Jesus mexeu na equipa e lançou Kaio César (ex-Vitória de Guimarães) e Al Yami. Contudo, segundos depois, Koulibaly viu o segundo amarelo e foi expulso. Para equilibrar a equipa, o treinador português tirou Kaio César aos 67’, pelo que nem esteve 10 minutos em campo. O avançado brasileiro nem queria acreditar e foi reconfortado pelos colegas de equipa no banco.
O Al Ahli pressionava à procura do terceiro e quase o conseguiu aos 73’. Firmino e Mahrez tiveram demasiada pontaria e atiraram a bola ao poste esquerdo da baliza de Bono. Aos 78’ foi Galeno a acertar nesse mesmo poste.
O Al Ahli beneficiou de uma grande penalidade aos 86’, mas ergueu-se uma muralha na baliza do Al Hilal e Bono defendeu o pontapé de Kessié. O Al Ahli conseguiu mesmo chegar ao 3-1 aos 90+8', em cima do apito final, por Al Buraikan.
Na final, Al Ahli irá defrontar o vencedor do encontro entre Al Nassr, de Cristiano Ronaldo e Otávio, e o Kawasaki Frontale, que se defrontam na outra meia-final.