Em estreia absoluta na Europa, Juan Castillo quer garantir que não viajou do outro lado do Atlântico em vão e, à chegada ao Vitória, deixou bem claro que trouxe na bagagem muita ambição. Títulos, qualificações europeias e um legado em nome próprio são metas que o guardião colombiano traçou para esta nova etapa, tal como afirmou em declarações aos meios do clube.

"Estou contente e feliz por estar aqui. É uma experiência nova para mim. Tenho muitos sonhos e muitas metas que tenho traçado durante a minha curta carreira. Chegar a este clube, que é tão grande, é muito importante para mim. Guimarães é uma cidade muito linda, pequena, com gente muito amável e que é unida, que cuida da pessoa ao lado. Conhecemos o Castelo, a história da cidade, que obviamente é importante conhecer. É a primeira cidade de Portugal, de onde nasceu tudo".

Entusiasmo: "O Vitória é um clube historicamente muito grande. Já passaram colombianos por cá. Há poucos anos foi o Óscar Estupiñán. Tive a oportunidade de falar com ele antes de vir. Disse-me que é um clube muito organizado, que tem o seu próprio estádio, que tem uma sede espetacular. É uma equipa competitiva, que está sempre a lutar pelos lugares europeus. É natural que na América do Sul se fale mais do Benfica, do Porto ou do Sporting, mas o Vitória aparece sempre depois, a lutar pela Europa. É um clube grande e grandes jogadores já passaram por aqui. Quero aportar valor e a garra sul-americana que nos caracteriza."

Descrição: "Sou uma pessoa alegre, muito feliz. Estou sempre disposto a ajudar, a escutar os meus companheiros. Gosto de ser um líder dentro e fora de campo. Acredito que se nota quando há amizade fora do relvado. Considero que é importante ter uma boa relação com os meus companheiros, ser uma voz de apoio, de encorajamento e de ajuda. Isso caracteriza-me muito enquanto pessoa."

Características: "Sou muito bom no um contra um, no jogo aéreo também. Tenho melhorado muito nos últimos anos. Acho que um dos meus pontos fortes é o jogo aéreo. Sou muito rápido na baliza. Sou um líder. Gosto de falar, de comunicar. Estou sempre concentrado durante o jogo, sempre atento e sou um comunicador. Estas são as minhas fortalezas. Falar e comunicar é importante. Quando és guarda-redes, tens todo o campo à tua frente e podes ser um apoio importante para os demais."

Referências: "O Casillas é uma das minhas referências na baliza, foi a minha primeira referência porque acompanhava muito o Real Madrid. Assim como Keylor Navas e David Ospina, que é uma lenda do futebol colombiano. Considero que é o meu ídolo. Foi muito importante para o meu país, uma inspiração para os mais jovens. Acaba por jogar na Colômbia por pouco tempo e creio que foi um dos primeiros a dar o passo de se mudar para a Europa. Para mim também foi uma referência. Posso dizer que atualmente também me inspiro no [Thibaut] Courtois em todos os sentidos. Tem tudo na baliza. Há muitos guarda-redes de qualidade que passaram pelo campeonato português e sinto que também me podem inspirar. Dão-me motivação".

Sonho: "Antes de mais, quero afirmar-me no Vitória. É o clube que está a abrir-me as portas da Europa. Sinto que primeiro tenho de ganhar com este clube, dar 100% de mim. Sonho em chegar a disputar um título, uma classificação europeia com o Vitória. Primeiro gostava de deixar o meu legado no Vitória".

Garantia: "Serei sempre uma pessoa com fome de conquistar novas coisas, com atitude, com vontade de fazer sempre o melhor. Acho que me dou bem nos sítios em que me sinto valorizado. Sou uma pessoa que vai trabalhar muito, que vai estar sempre focada. Posso garantir trabalho e mentalidade. Ser forte mentalmente, nos erros e nos acertos, é importante para mim".