
O duelo matinal colocava um relvado em mau estado e dois conjuntos ainda envolvidos na luta pela manutenção: o aflito Leixões visitou um ligeiramente mais desanuviado Felgueiras que, com uma prestação de luxo, não concedeu veleidades, goleou (4-0) e até pode selar a permanência já na próxima jornada.
A equipa da casa não perdeu tempo em mostrar ao que vinha e, com pouco mais de dois minutos disputados, quase abria o marcador através de cabeceamento de Vasco Moreira para defesa atenta de Dani Figueira, que voltou a aplicar-se aos 13’, num remate forte e rasteiro que dificultou a (boa) ação do guardião matosinhense.
O Felgueiras continuava a dominar e chegou ao golo aos 38 minutos por João Silva, numa muito boa jogada de entendimento com Léo Teixeira, que viu a sua movimentação e aguardou pela sua entrada na área para atirar certeiro.
Motivado pela vantagem alcançada, o conjunto da casa aumentou a contagem apenas três minutos depois e num golo de belo efeito, da autoria de Guilherme Ferreira, que captou um passe de cabeça de Edwin Banguera para o seu raio de ação, driblou um adversário com uma finta de corpo e atirou ao ângulo, sem possibilidades de defesa para Dani Figueira.
O Felgueiras terminou a primeira parte por cima, iniciou a segunda com o mesmo espírito e prometia fazer mais golos, tendo estado perto de voltar a fazê-lo aos 63’, num remate de primeira de João Silva para (mais uma) boa intervenção do guardião visitante. O duelo repetir-se-ia dois minutos passados, desta feita com o avançado do Felgueiras a levar a melhor, assinando o bis pessoal e o 3-0, num remate indefensável após bom apontamento individual sobre o marcador direto.
João Silva não se mostrava conformado com os dois golos alcançados e continuava a semear o perigo na área do Leixões, que se veria impotente para evitar a goleada e o quarto golo felgueirense, conseguido aos 77 minutos através de um remate cruzado de Pedro Rosas num bom trabalho conduzido pelo flanco esquerdo.
O Felgueiras alcançava, assim, um triunfo robusto que o deixa muito próximo da manutenção, que poderá estar à distância de uma vitória em Vizela, na próxima jornada… ou uma derrota do FC Porto B em casa do Feirense.