Quarta-feira, dia 30 de abril de 2025, Estádio Municipal de Famalicão, 18 horas. Será nesta data, neste palco e a esta hora que a história começará a ser escrita. Cerca de duas horas depois, escrever-se-á uma nova página no livro de honra da Liga Revelação: haverá um inédito campeão.

Famalicão e Torreense são os únicos candidatos ao trono. A vantagem está do lado do emblema azul-grená, que tem três pontos à maior, pelo que o empate é suficiente para que a taça rume a Torres Vedras. Mas esperança não falta nos azuis e brancos do Minho, que na primeira volta já venceram (2-1) o seu adversário e esperam repetir a façanha. Só o triunfo fará com que o título fique em Vila Nova.

E para grandes jogos, para as grandes decisões… os melhores palcos. Razão pela qual o encontro será disputado no Estádio Municipal de Famalicão. Um anfiteatro de excelência e cujo relvado pontifica constantemente entre os melhores da Liga. Será um tapete verde à altura dos craques. Para que estes possam espalhar toda a sua magia e tocarem o céu.

A BOLA foi sentir o pulso aos dois clubes e fê-lo através dos respetivos líderes de balneário: Rui Tomé e Luís Tralhão. Só um irá sorrir, mas a confiança, claro, é comum.

«A equipa está naturalmente contente com a possibilidade de poder vencer um título mas, simultaneamente, tranquila. Temos estado nas decisões nos últimos anos - ficaremos no pódio pela terceira época consecutiva -, começamos a estar habituados à adrenalina que resulta destes momentos. Acredito que a equipa estará preparada para dar uma boa resposta. Somos um exemplo de um grupo de trabalho resiliente, que tenta melhorar todos os dias para dar uma resposta positiva a cada adversidade», nota o técnico dos minhotos.

«Estamos preparados e confiantes para o jogo. Somos um grupo que trabalhou muito para ter uma oportunidade como esta e queremos demonstrar toda a nossa qualidade coletiva e individual, com o espírito de equipa que sempre nos caracterizou desde o primeiro dia. A nossa forma de estar é sempre jogar para ganhar. Foi essa mentalidade que nos trouxe até aqui e acreditamos que será assim que estamos mais próximos de vencer», salienta o treinador do emblema do Oeste.

Os holofotes da fama já estão ligados. Talento não falta em ambas as equipas e qualquer que seja o resultado o futebol português sairá certamente a ganhar. Porque a ambição destes jovens não tem limites.

Famalicão ou Torreense. O próximo campeão da Liga Revelação será inédito e sucederá ao Estoril (que além de ter conquistado o título na época passada também já o havia conseguido em 2020/2021 e 2021/2022). Na galeria de honra, recorde-se, estão ainda Aves (primeiro vencedor, em 2018/2019) e Estrela da Amadora (2022/2023) – na época 2019/2020 o troféu não foi atribuído devido à pandemia de Covid-19.