
Se alguém segurar uma moeda de um euro com o braço esticado à altura dos ombros e a deixar cair, passará cerca de meio segundo até que ela caia no chão. É este o tempo que uma bola demora a percorrer os 11 metros que distam da marca de penálti até à linha de baliza. Parece fácil fazer golo naqueles quase 18 metros quadrados, mas não é. Grandes futebolistas, como Messi, Ronaldo, Platini, Maradona, Baggio, Beckham ou Lineker, por exemplo, falharam bastantes.
Porém, verdadeiramente importante é ter a possibilidade de fazer golo de penálti. Há quem tenha muitos penáltis a favor e há quem tenha poucos. Sporting marcou dois golos de grande penalidade no último jogo (Estrela da Amadora) e Benfica (Gil Vicente) e FC Porto (Estoril) marcaram um cada. O Farense teve à disposição apenas uma grande penalidade. Gil Vicente e Estrela da Amadora tiveram dois. Sporting vai em 13 e Benfica em 12.
O atual campeão de Portugal é a equipa do top-10 do ranking da UEFA que mais beneficiou dos remates de 11 metros, seguido por Benfica. Só depois aparecem Real Madrid e Galatasaray, ambos com 11 penáltis a favor.
Os leões e águias beneficiaram, em média, de um penálti a cada dois jogos, enquanto os dragões têm à disposição um a cada três jogos.
São poucas, porém, as equipas do top-10 europeu que têm 100 por cento de eficácia nos remates de 11 metros. Apenas Sporting, Liverpool, Besiktas e Slavia Praga, entre as que ti eram um minímo de 9 penáltis a favor, o conseguiram até agora.
Ajax está na outra ponta da escala. Teve 8 penáltis e favor e apenas fez golo em 5 deles.
Vejamos quem tem mais penáltis a favor das Ligas do top-10 da UEFA