
No GP das Américas, Marc Márquez tomou uma decisão ousada ao deixar a grelha, esperando que outros pilotos o seguissem, para trocar de moto com pneus slicks, após confirmação de Marco Rigamonti em como esta estava preparada. Ciente da sua estratégia, que assume sem rodeios, Márquez falou também ainda sobre as consequências do acidente.
Márquez revelou que estava plenamente seguro da sua decisão antes da partida: ‘Sim, tens de ter certeza, mas por outro lado, eu estava convencido da minha estratégia de partir último na grelha. Se ninguém me seguisse, partia último e tentava recuperar durante a corrida, porque tinha o ritmo’.
A corrida acabou por terminar de forma inglória após um toque no corretor que levou a uma queda, e aí com a sua Desmosedici danificada, Márquez ainda tentou continuar: ‘O problema foi o pousa-pé. Quando bati no corretor da curva 5, parti o pousa-pé. E, sim, depois tornou-se difícil continuar’.
O espanhol ainda completou algumas voltas, mas rapidamente percebeu que não havia muito mais a fazer: ‘Continuei por três voltas. Mas quando vi que estava em 19.º, pensei que quatro ou cinco pilotos não iriam cair. Se estivesse em 15.º ou 16.º, tentaria continuar’.
Perante a falta de perspetivas de pontuar, Márquez optou pelo abandono: ‘Por essa razão, decidi retirar-me’.