A equipa espanhola Kern Pharma foi das últimas a anunciar o abandono, antes ainda do início da etapa de hoje. Assim, aquela que seria a quarta etapa da prova que se disputa desde os anos 70 no sul de França contou com apenas 72 corredores, metade dos 146 que integraram o pelotão no primeiro dia. Tudo por causa do dia caótico que se viveu ontem com a invasão do percurso por parte de um carro particular.

Nove equipas já anunciaram sua desistência desta 55.ª edição da Étoile de Bessèges, incluindo a belga Soudal Quick-Step, Decathlon Ag2r, EF Education-Easypost, Ineos Grenadiers, Lidl-Trek, Redbull Bora-Hansgrohe, Uno-x, Unibet Tietema. Vários ciclistas de outras equipas também desistiram. 

Os protesto fizeram ouvir-se e levaram mesmo a posições drásticas, pois esta foi a segunda vez que aconteceu, depois de na segunda etapa, já perto da meta, um camião entrar em contra-mão de frente para o pelotão, de forma claramente acidental, mas que não impediu várias quedas e o abandono do favorito belga Maxim van Gils.

Hoje, com 30 minutos de corrida, ao contornar uma rotunda, o pelotão encontrou novamente um carro em contramão. Após o protesto dos ciclistas, a organização neutralizou 30 minutos de prova, contudo a Soudal-Quick Step anunciou que não participaria mais porque a «segurança dos seus corredores está em primeiro lugar».