
O futebol português e internacional acordou em choque com a notícia. Na última madrugada, em Espanha, Diogo Jota morreu, juntamente com o seu irmão, num acidente de viação. Neste artigo juntamos as principais reações a esta triste notícia.
Reação do Est. Amadora
«Na sequência da fatídica notícia desta manhã, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pelo falecimento de Diogo Jota e André Silva. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados dos clubes que ambos representaram.»
Reação da internacional portuguesa Jéssica Silva
«Um dos nossos. O Diogo não era 'só' craque. Era dos bons, dos fieis, dos atentos, dos simples, dos que não precisam de barulho para marcar presença! Obrigada, Diogo. Obrigada, André. O futebol ficou mais pobre... e nós também. Nunca serás esquecido.»
Publicação do Barcelona
Publicação do AC Milan
Reação de Bruno Fernandes
«Amigo, colega e companheiro de mil batalhas. É difícil entender como é possível que alguém possa partir tão cedo. Que tu e o teu irmão encontrem a paz que necessitam para olhar pelos vossos que vos perderam tão cedo e repentinamente. As minhas condolências a toda a vossa família.»
Publicação da Seleção Francesa de Futebol
Publicação do Arsenal
Reação de Gianni Infantino
Reação de Jurgen Klopp
Reação de Darwin Nuñez
Publicação do CD Tondela
Publicação de Óliver Torres
Publicação de Paulo Sousa
Reação da Federação Portuguesa de Basquetebol
«O desporto português está de luto. A Federação Portuguesa de Basquetebol endereça as mais sentidas condolências à sua família, amigos, FPF e adeptos da seleção de Portugal por esta prematura perda. Até sempre Diogo.»
Publicação de Deco
Reação do Santa Clara
«A Santa Clara, Açores – Futebol SAD expressa o seu profundo pesar pelo desaparecimento dos atletas Diogo Jota e André Silva. O futebol e o mundo sofrem duas perdas irreparáveis. À família enlutada, a SAD apresenta sentidas condolências.»
Publicação da Federação Alemã
Reação de José Peseiro
«Que tristeza profunda. Diogo Jota era um orgulho para todos os que amam o futebol — exemplar como jogador e como ser humano. Envio sentidas condolências pelo falecimento de Diogo Jota e do seu irmão André Silva. Toda a força para a família e amigos. Que descansem em paz.»
Reação do Vitória SC
«O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Diogo Silva, mais conhecido por Diogo Jota, e do irmão André Silva, na madrugada desta quinta-feira, dia 3 de julho. O internacional português de 28 anos, jogador do Liverpool FC, e o irmão de 25 anos, atleta que representou o FC Penafiel na última temporada, faleceram num trágico acidente de viação em Espanha. Neste momento de profunda tristeza pelo desaparecimento de Diogo Jota e André Silva, o Vitória Sport Clube presta solidariedade e endereça sentidos pêsames à família, aos amigos e a toda a família do futebol.»
Reação de Fernando Santos, antigo selecionador português
«Chocado, sem palavras. É um momento muito triste para a família. Começou comigo na seleção. É um momento de tristeza para todos, especialmente para os que trabalharam com ele porque todos gostavam dele.»
Publicação do Gil Vicente
Publicação de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República
Publicação do Deportivo
Publicação do Manchester United
Publicação da Premier League
Publicação da Gestifute, agência de Jorge Mendes
«O desaparecimento de Diogo Jota é uma perda irreparável. O acidente brutal e trágico que o vitimou em Zamora, bem como ao seu irmão André Silva, que o acompanhava no regresso a Inglaterra, deixou Jorge Mendes e a Gestifute em choque e completamente devastados. Diogo Jota tinha apenas 28 anos e toda uma vida pela frente. Era um jogador raro e um profissional excepcional, mas era muito mais do que isso. Foi um filho exemplar, um marido devoto e um pai fervoroso e dedicado. E quem o conheceu de perto sabe também que era um amigo ímpar e um ser humano extraordinário. Quem amamos nunca irá desaparecer enquanto permanecer vivo nos nossos corações. E Diogo nunca irá ser esquecido. Faz parte da nossa família, da história da Gestifute e do futebol mundial. Partiu cedo demais, mas estará para sempre nos nossos corações, pois é um de nós, um amigo que jamais esqueceremos. A Gestifute envia as mais sentidas condolências aos familiares e amigos, principalmente aos pais do Diogo, Joaquim Silva e Isabel Silva, que perderam dois filhos, à mulher Rute Cardoso, que perde o companheiro e amor da sua vida, e aos três filhos do casal, ainda de tenra idade, Dinis, Duarte e Mafalda.»
Publicação de LeBron James
Publicação do Real Madrid
«O Real Madrid CF, o seu Presidente e a Direção lamentam profundamente o falecimento de Diogo Jota, jogador do Liverpool FC, e de seu irmão André Silva, jogador do FC Penafiel. O Real Madrid deseja expressar suas condolências e simpatia à família, entes queridos, companheiros de equipe e clubes. O Real Madrid une-se à imensa dor de todos os fãs de futebol. Descansem em paz.»
Publicação da UEFA
Publicação do Penafiel
Publicação do PSG
Publicação do Gondomar SC
Publicação do Famalicão
«O Futebol Clube de Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de André Silva, que faleceu esta quinta-feira, aos 25 anos, bem como do irmão Diogo Jota, que tinha 28 anos. André Silva foi jogador do nosso clube na temporada 2019/2020, período em que representou a nossa equipa sub-23. À família enlutada, o Futebol Clube de Famalicão apresenta as mais sentidas condolências.»
Publicação do Tottenham
Publicação do Everton
Publicação do Manchester City
Publicação do Brighton
Publicação de Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa
Publicação do Wolverhampton
Reação de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
«O Presidente da República lamenta profundamente a morte trágica e prematura do jogador de futebol Diogo Jota e do seu irmão, André Silva. Diogo Jota, que representou ao mais alto nível o futebol português, onde iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Gondomar, a que se seguiu o Paços de Ferreira e o Futebol Clube do Porto. Em Inglaterra, esteve ao serviço do Wolverhampton e, atualmente, no Liverpool onde se destacou internacionalmente. Pela Seleção Nacional de Futebol, também demonstrou um elevado profissionalismo e dedicação, inserido numa geração que tem levado o futebol português ao mais alto nível. O Presidente da República apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas de profissão, por uma perda que a todos os portugueses consternou.»
Publicação do Manchester United
Publicação do Atlético Madrid, antigo clube do jogador
Reação de Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal
«É um dia de luto para o desporto nacional. Perdemos, de forma trágica e inesperada, dois jovens jogadores que, além da qualidade em campo, sempre se distinguiram pelo carácter e pelo exemplo, colaborando muitas vezes com a Liga Portugal. Às famílias, clubes e companheiros de equipa, deixo, em nome de toda a equipa da Liga Portugal, as mais sentidas condolências.»
Reação do Benfica
«O Sport Lisboa e Benfica endereça as suas mais sentidas condolências à família de Diogo Jota, tragicamente desaparecido, esta madrugada, juntamente com o irmão, André Silva, num acidente de viação. Um dos mais destacados jogadores portugueses da atualidade, internacional que ajudou ativamente a Seleção a vencer duas Ligas das Nações, digno representante do futebol nacional no mundo, tendo representado o Liverpool nas últimas cinco épocas, Diogo Jota deixa uma marca indelével. O internacional português destacou-se sempre pela sua qualidade em campo e pelo exemplo que deixa nas gerações mais novas, pela sua história de superação e profissionalismo, sendo reconhecido e admirado pelos adeptos de todos os clubes que representou, na sua notável carreira, brutalmente interrompida aos 28 anos. O Sport Lisboa e Benfica associa-se à dor dos familiares e amigos de Diogo Jota e irmão e ao luto nacional por estas perdas irreparáveis.»
Publicação do Liverpool, clube do jogador
Publicação de Pepe, antigo colega de seleção
Reação de Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato de Jogadores
«Não tenho palavras para descrever o quão devastante é saber que o Diogo e o André partiram, desta forma tão cruel.
Dois seres humanos extraordinários, de uma humildade, atenção e cuidado com os outros inexcedível. Acima do tremendo talento futebolístico, eram pessoas boas, que me marcaram a mim e a toda a minha equipa no Sindicato nos Jogadores.
Com a fé que nos guia nestes momentos, perdemos um dos ídolos desta geração, perdemos dois homens de grande valor, mas temos de honrar o seu legado seguindo um exemplo de bondade e a sua forma de estar na vida.
Descansem em paz Diogo e André. Este é um dia muito triste, para o futebol e para Portugal»
Publicação do SC Braga
«O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo trágico falecimento de Diogo Jota e de André Silva.
Neste momento de extrema dor e consternação, o SC Braga endereça as mais sentidas condolências à família, amigos, colegas de equipa, respectivos clubes e a todos aqueles que privaram com os mesmos.
A vossa memória não será esquecida.»
Reação de Paulo Meneses, antigo presidente do Paços de Ferreira (Antena 1)
«É algo que ainda não consegui assimilar, é demasiado triste... O Diogo era uma pessoa única, não apenas no aspeto desportivo. No dia em que o Paços de Ferreira subiu à primeira divisão ele enviou-nos uma mensagem que dizia 'subimos de divisão!'. Ele nunca esqueceu as suas origens. Era um ser humano incrível»
Publicação da FPF
Publicação da Liga Portugal
Publicação de Pedro Proença, Presidente da FPF
Publicação de Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal
Reação de Fernando Santos, antigo selecionador de Portugal (Antena 1)
«Estou chocado, sem palavras. É um momento muito triste para a família. Começou comigo na Seleção... É um momento de tristeza para todos, especialmente para os que trabalharam com ele porque todos gostavam dele»
Publicação do FC Porto, antigo clube do jogador
Publicação do Sporting
Publicação de Ruben Neves, internacional português
«Dizem que só perdemos as pessoas quando nos esquecemos delas. Eu nunca te vou esquecer!»
Publicação de Paulo Futre, antigo internacional português