
A FIA Endurece as Regras de Corrida Após o ‘Caso Bearman’ em Melbourne
Num movimento inovador, a FIA implementou uma alteração crucial nos regulamentos desportivos da Fórmula 1, justo antes do fim de semana do Grande Prémio de Miami. A alteração no artigo 55.14 visa especificamente o comportamento dos carros sob condições de Safety Car, com o objetivo de evitar a repetição do controverso ‘Caso Bearman’ que ocorreu durante a abertura da temporada em Melbourne.
O incidente envolvendo Ollie Bearman no GP da Austrália gerou a necessidade de uma revisão nas regras. Bearman, já uma volta atrás dos líderes da corrida, conseguiu recuperar uma volta quando o Safety Car foi acionado, uma prática comum na F1. No entanto, o verdadeiro drama desenrolou-se quando a equipa Haas decidiu trazer Bearman de volta aos boxes, apenas para o libertar de volta na pista ainda uma volta atrás, posicionando-o estrategicamente entre os McLarens líderes e o Red Bull de Verstappen.
Esta falha nos regulamentos foi agora abordada pela nova regra introduzida, que confere ao Diretor de Corrida o poder de fechar a saída dos boxes à medida que o grupo de carros liderado pelo Safety Car se aproxima, impedindo qualquer piloto que esteja uma volta atrás nos boxes de voltar à corrida no meio do pelotão.
O regulamento atualizado afirma: “À medida que estes carros prosseguem na pista para se restabelecerem na parte de trás da fila de carros atrás do Safety Car, e a critério exclusivo do diretor de corrida, a saída dos boxes pode ser fechada quando o Safety Car e a fila de carros atrás dele se aproximam e passam pela saída dos boxes.”
Esta modificação visa trazer mais clareza e justiça aos procedimentos de corrida, garantindo que todos os concorrentes cumpram as mesmas regras e limitações definidas pela FIA. A ação rápida da FIA para alterar os regulamentos demonstra o seu compromisso em manter a integridade e a competitividade das corridas de Fórmula 1, estabelecendo um precedente para uma aplicação rigorosa em todas as corridas.