Álex Márquez foi um dos vários pilotos que, à última hora, decidiu trocar para a moto com pneus slick já na grelha de partida a instantes do início da volta de aquecimento da corrida do GP das Américas de MotoGP.

O piloto da BK8 Gresini seguiu o exemplo que foi encetado pelo seu irmão, Marc (Ducati). A situação foi polémica, e Álex Márquez considera que as regras têm de ficar mais claras – como disse em conferência de imprensa:

Penso que foi realmente como um caos para todos. Precisamos de uma regra clara para isso, porque não é realmente claro. Eu nem sabia se isso era possível, honestamente. Eu só segui os pilotos e é isso. Precisamos de ser mais claros. Se eles atrasaram só por causa do caos, não é o caminho correto. Se nas regras o podes fazer, eles precisam de o fazer e precisam de organizar melhor as coisas para ser possível fazê-lo.

Apesar de ter sido um dos pilotos a trocar de moto, o #73 reconheceu que a situação não foi justa para quem escolheu os pneus slick desde o início: ‘Não é justo que alguém tenha corrido o risco e depois atrasaram o arranque. Imaginem que eu estava com slicks na grelha. Não seria justo. Então, tudo precisa de ser mais claro. Não podemos ter a mesma situação outra vez’.