Enquanto a novela Gyokeres entra nos últimos capítulos, o Sporting já há muito se pôs em campo para colmatar essa eventual saída. E o eleito foi sempre a primeira opção de Frederico Varandas para render o “matador” sueco. Trata-se de Luis Suárez, 27 anos, internacional colombiano por cinco vezes, do Almería.

Luis Javier Suárez Charris que tem nome de craque e tem como ídolo Radamel Falcao é colombiano, mas tem dupla nacionalidade espanhola. Começou a sua carreira nos sub–20 do Leones da Colômbia tendo-se transferido muito cedo para a Europa, primeiro para o Granada onde permaneceu duas épocas por empréstimo do Leones. 

Em 2017/18, teve uma experiência falhada nos sub-23 do Watford de Inglaterra que pagou 11 milhões de euros pelo avançado, mas a meio da temporada já estava de regresso a Espanha onde foi emprestado ao Valladolid, Nástic e Zaragoza sempre com números interessantes a nível de jogos e golos.

Findo o contrato com o Watford, Suárez optou por ficar em terras de “nuestros hermanos”, tendo regressado a uma casa que conhecia bem, o Granada, onde permaneceu mais uma época e meia e de onde seguiu para a Ligue 1 em concreto para Marselha que pagou 10 milhões de euros pelo seu passe. 

Mais uma vez não se impôs fora de Espanha, tendo sido emprestado pelos franceses ao Almería na primeira época, estando já ao todo há três anos nesta formação que pagou oito milhões de euros para o adquirir em definitivo. 

Suárez que já mostrou disponibilidade para rumar a Alvalade, é um ponta de lança de características diferentes de Gyokeres. É um jogador mais associativo, mais pressionante e com grande facilidade de remate. Prova disso foi a última temporada, a melhor a sua carreira até agora em que realizou ao todo 43 jogos, 31 golos e oito assistências. É um sul-americano experiente a jogar há várias épocas na Europa e, portanto, já adaptado ao futebol do Velho Continente. 

O jogador tem contrato até Junho de 2029 com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. O Sporting já encetou negociações que se estão a revelar complicadas com o Almería e já apresentou duas propostas, uma de 18,5 milhões de euros e outra de 20 milhões fixos mais cinco por objetivos. Porém, ambas foram recusadas pelo emblema espanhol que pede neste momento 25 milhões de euros para que os leões possam levar o jogador. 

O jogador encontra-se a treinar à parte e à espera da resolução do caso o mais depressa possível, tal como o Sporting espera que já possa estar disponível para o jogo da Supertaça frente ao Benfica no fim do mês, missão que se afigura difícil face à proximidade temporal do jogo. 

Luis Suárez a confirmar-se a sua vinda tem uma grande responsabilidade às costas que é igualar ou superar o jogador mais decisivo e goleador das duas últimas épocas, Viktor Gyokeres com números estratósféricos e aos 27 anos prepara-se para abraçar o maior desafio da sua carreira que veremos no futuro se consegue corresponder às expetativas do clube e dos seus exigentes adeptos, “mal habituados” a um avançado letal como era o internacional sueco.