
Era um dos casos pendentes que o FC Porto tinha neste mercado de transferências, mas está agora resolvido. Otávio Ataíde, defesa-central de 23 anos, vai deixar o FC Porto para reforçar o Paris FC, clube recém promovido à Ligue 1.
De acordo com as informações recolhidas pelo zerozero, num cenário que foi avançado numa primeira instância pelo Mais Futebol, a transferência será concretizada por 17 milhões de euros fixos, sendo que estão ainda contemplados mais três milhões de euros mediante a concretização de determinados objetivos. O jogador viaja ainda esta segunda-feira para Paris.
Ainda assim, é importante referir que o FC Porto não possui a totalidade do passe do atleta, pelo que o negócio contempla algumas alíneas.
Detentor de 80 por cento do passe do brasileiro, o FC Porto tem direito a 13,6 milhões de euros, valor ao qual se podem juntar os já referidos três milhões de euros. Assim sendo, há a possibilidade de entrarem nos cofres azuis e brancos 16,6 milhões de euros com a venda de Otávio.
Por seu lado, o Famalicão, detentor dos restantes 20 por cento do passe do central, tem direito a 3,4 milhões de euros. Deste valor, cerca de 224 mil euros (6,6 por cento) são destinados ao Flamengo, clube no qual Otávio Ataíde completou praticamente toda a formação.
Chegado ao FC Porto a meio da época 2023/24, o brasileiro nunca se conseguiu impor nas escolhas dos vários treinadores que foi tendo. Para além disso, somou alguns episódios extra futebol que não facilitaram a sua 'explosão' de dragão ao peito.
Otávio despede-se assim com 45 jogos disputados (dois golos e duas assistências) e com uma Taça de Portugal e uma Supertaça no palmarés.