O colombiano Jesús Peña (APHotels&Resorts-Tavira-Farense) impôs-se este sábado no alto de Montejunto, ponto final da segunda etapa do 48.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho, que passou a ser liderado pelo ciclista francês Alexis Guérin (Anicolor-Tien21).

Na emblemática chegada a Montejunto, que este ano estará incluída no traçado da Volta a Portugal, o trepador colombiano superiorizou-se a Guérin e ao australiano Sebastian Berwick (Caja Rural), com os três a cumprirem os 161,3 quilómetros desde o Bombarral em 3:53.54 horas.

O francês da Anicolor-Tien21 atacou no início da subida e rapidamente se destacou, passando isolado na contagem de montanha de segunda categoria instalada ao quilómetro 156, mas foi apanhado por Peña e Berwick nos derradeiros 2.000 metros da etapa.

O último grande teste antes da Volta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, demonstrou que o colombiano da APHotels&Resorts-Tavira-Farense e Guérin, que chegaram ao pelotão nacional apenas esta temporada, serão sérios candidatos à vitória na prova rainha do calendário nacional, com o novo camisola amarela a fazer melhor inclusive do que o seu companheiro russo Artem Nych, quarto a 34 segundos.

Vencedor do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, o ciclista de 33 anos ascendeu à liderança da geral, que comanda com 20 segundos de vantagem sobre Sebastian Berwick e 21 face a Peña.

"Estou a fazer a preparação para a Volta a Portugal. Sinto-me a 90% da minha condição. O momento mais duro desta etapa foi o final, vinha para ganhar e estou desapontado, porque a minha equipa trabalhou muito bem para me trazer para esta etapa. Agora, com a amarela, espero ser capaz de vencer este Troféu", declarou Guérin, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Nych, campeão da Volta'2024, é quarto a 31 segundos, com outro corredor da Anicolor-Tien21, o espanhol Rubén Fernández, a ser quinto, a 57 segundos.

Tiago Antunes (Efapel) é o melhor português, na sexta posição, após ter sido oitavo numa tirada em que o seu colega uruguaio Maurício Moreira, o outro campeão da Volta ainda no ativo, desistiu -- este ano, concluiu apenas a Prova de Abertura e o Grande Prémio Abimota.

No domingo, a terceira e última etapa do Troféu Joaquim Agostinho liga Lourinhã a Torres Vedras, no total de 172,5 quilómetros.