A época baixa trouxe mudanças significativas à Porsche Penske Motorsport, uma vez que a equipa reestruturou a sua lista de pilotos nas competições do IMSA WeatherTech Championship e do FIA World Endurance Championship (WEC). Ao reduzir o número de pilotos por carro para eventos de resistência de quatro para três, a Porsche procura otimizar o desempenho enquanto mantém a consistência nos seus programas.
Esta mudança exigiu decisões difíceis, incluindo a liberação de pilotos consagrados da Porsche, como Andre Lotterer, Frederic Makowiecki e Dane Cameron. No entanto, o Diretor de Corridas de Fabrica da Porsche Motorsport, Urs Kuratle, acredita que o novo arranjo trará benefícios não apenas para Daytona, mas ao longo de toda a temporada.
Uma Abordagem Unificada à Corrida de Resistência
Kuratle enfatizou a razão estratégica por trás da decisão:
“Temos muitos pilotos muito habilidosos no programa. O objetivo era utilizar todo o talento disponível nos programas IMSA e WEC. Provavelmente temos a melhor lista de pilotos no paddock aqui, e vamos tirar o melhor resultado disso.”
A mudança divide parcerias de pilotos de longa data, como Mathieu Jaminet e Nick Tandy, que foram fundamentais para o sucesso da equipa nos últimos dois anos. Jaminet está agora emparelhado com Matt Campbell no carro No.6, enquanto Tandy junta-se ao campeão vigente da IMSA GTP Felipe Nasr no No.7.
As formações revistas irão competir em séries sobrepostas, com Campbell e Jaminet a participar em eventos do WEC que não conflitam com o calendário da IMSA. Esta estratégia integrada reflete o desejo da Porsche de maximizar recursos e expertise.
Rotação Simplificada para o Rolex 24 em Daytona
Com três pilotos por carro, a equipa antecipa um sistema de rotação mais rígido durante corridas de resistência como o Rolex 24 em Daytona. De acordo com Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport, esta abordagem simplifica o planeamento da corrida enquanto garante cargas de trabalho equitativas:
“A nossa rotação de pilotos será bastante fixa antes da corrida, a menos que algo mude drasticamente. Todos os três pilotos em cada carro estão a desempenhar a um nível bastante semelhante, por isso não há realmente negativos nessa abordagem.”
Apesar de uma rotação pré-definida, a flexibilidade continua a ser essencial para as estratégias de final de corrida. Diuguid destacou como as lições aprendidas com a actuação destacada de Felipe Nasr nas horas finais do evento de Daytona de 2024 influenciariam as decisões este ano.
Adições Principais e Funções de Suporte
A nova formação inclui Kevin Estre e Laurens Vanthoor, ambos campeões em título do FIA Hypercar Endurance. Espera-se que os seis pilotos das duas entradas da Porsche Penske na IMSA partilhem cargas de trabalho comparáveis, reduzindo a dependência de qualquer piloto único durante fases críticas.
Notavelmente, embora a Porsche não tenha oficialmente designado um piloto reserva para Daytona, Julien Andlauer—uma adição recente à equipa WEC—pode intervir se necessário. Andlauer já está a competir no Porsche No.5 da Proton Competition, tornando-se uma opção prontamente disponível.
Perspectivas Futuras: Otimismo e Confiança
As mudanças na Porsche Penske Motorsport sinalizam um movimento audacioso para consolidar talento e recursos. Embora os desafios permaneçam, Kuratle e Diuguid estão confiantes de que a estrutura de pilotos revista irá melhorar o desempenho da equipa.
“Vamos usar as primeiras 18 horas para avaliar o desempenho, mas no final do dia, vai ser uma luta intensa,” observou Diuguid. “Tomaremos as decisões necessárias para garantir a melhor oportunidade de vencer.”
A nova abordagem da equipa será posta à prova nas 2025 Rolex 24 At Daytona, onde a Porsche Penske Motorsport pretende garantir mais uma performance de destaque e criar impulso para uma temporada competitiva nos campeonatos IMSA e WEC.