A temporada de 2024 da NASCAR Cup Series tem sido um turbilhão de controvérsia, triunfo e debates acesos. Enquanto a Team Penske celebrou mais uma vitória no campeonato na era Next-Gen, com o seu piloto a conquistar a sua terceira Taça Bill France, críticos lançaram uma sombra sobre a temporada, apontando falhas no sistema de playoffs. No entanto, o Presidente da NASCAR, Steve Phelps, não está a recuar, declarando ousadamente que 2024 é “a melhor corrida que já tivemos.”


“Uma Vitória de Campeonato Divisiva Gera Debate”

A final da temporada viu a Team Penske coroada campeã mais uma vez, mas a vitória tem sido polarizadora. Os críticos argumentam que as estatísticas do vencedor do campeonato—entre as mais fracas do grupo de playoffs—não refletem a dominância esperada de um campeão. Fãs e analistas estão a exigir reformas nos playoffs para evitar a repetição de tal resultado, mas Phelps mantém-se firme.

“Acho que indiscutivelmente esta é a melhor corrida que já tivemos,” afirmou Phelps. “Estatisticamente, pelo teste visual, e apenas olhando de uma forma geral, acho que isso é uma afirmação verdadeira. A boa notícia sobre a nossa equipa é que eles nunca descansam no que já fizeram; estão sempre a esforçar-se para aprimorar e tornar tudo melhor.”


“Pistas Curtas e Carros Next-Gen: Os Pontos Brilhantes”

Phelps destacou os sucessos do carro Next-Gen introduzido em 2022, elogiando o seu papel em proporcionar corridas emocionantes em pistas intermediárias. Ele também creditou os ajustes nos pneus da Goodyear por melhorar o pacote de pistas curtas, uma área que tinha sido alvo de críticas nas temporadas anteriores.

“Falando sobre o pacote de pistas curtas, muito disso se deve às alterações nos pneus que a Goodyear fez, o que fez uma diferença,” disse Phelps. “Obviamente, as corridas em intermediárias têm sido excepcionais desde que este carro Next-Gen apareceu em 2022.”

Phelps expressou otimismo de que a plataforma Next-Gen continuará a evoluir, prometendo corridas ainda melhores no futuro.


“Política de Veículos Danificados em Revisão”

Uma das questões mais controversas de 2024 foi a política de veículos danificados da NASCAR, que atraiu críticas significativas de equipas e fãs. Embora Phelps tenha defendido a consistência da política com o regulamento, ele reconheceu que a implementação causou confusão e insinuou possíveis alterações para 2025.

“Estamos a analisar a política de veículos danificados,” revelou Phelps. “Os nossos colaboradores a olhar para trás, penso que eles lhe diriam, ‘Ei, não houve nada que fizéssemos que não fosse consistente com o que as regras dizem.’ Poderia haver alguma confusão relativa aos concorrentes sobre o que estava a acontecer. Dito isto, é algo que iremos olhar e potencialmente ajustar à medida que nos dirigimos para 2025.”


“O Caminho a Seguir: Mudanças no Horizonte”

Os comentários de Phelps sugerem que a NASCAR está a levar a sério o feedback dos fãs e das equipas, com ajustes no formato dos playoffs e outras políticas potencialmente em discussão. Estas mudanças poderão ajudar a abordar algumas das críticas em torno do desporto, ao mesmo tempo que aumentam a excitação da temporada de 2024.

À medida que a NASCAR continua a aprimorar a sua era Next-Gen, o equilíbrio entre corridas emocionantes e competição justa permanece um ponto focal. A temporada de 2025 revelará se estas alterações conseguem satisfazer os fãs enquanto mantêm as corridas dinâmicas que Phelps elogia como as melhores da história do desporto.