
O jogador de râguebi Josaia Raisuqe, 30 anos, medalha de prata com a Seleção de Fiji nos Jogos Olímpicos Paris2024, morreu esta quinta-feira quando se dirigia para o treino no Castres Olympique, clube francês que representou nos últimos quatro anos.
O mundo do râguebi está de luto depois do trágico acidente que acabou com a morte do jogador, que ia de carro para o centro de treinos quando o veículo foi atingido por um comboio na passagem de nível em Saïx, Tarn.
A caminho do centro de treinos de Levezou, onde o CO costuma jogar, o carro do jogador foi abalroado por um comboio. De acordo com testemunhas, o veículo foi arrastado mais de 200 metros e Raisuqe terá morrido imediatamente. Outros jogadores do CO, também a caminho do treino, estavam presentes no local do acidente e testemunharam a cena, entrando em choque.
Após o cancelamento do treino e a instalação de uma unidade de psicólogos para acompanhar a equipa, o Castres Olympique emitiu um comunicado a anunciar o falecimento do jogador de 30 anos.
«O Castres Olympique está de luto. Com o coração pesado, soubemos esta manhã do falecimento do nosso jogador Josaia Raisuqe num acidente de viação. Toda a família CO está devastada com esta terrível notícia. Josh fazia parte do nosso clube desde 2021. Era um colega de equipa fantástico, muito querido por todos, incluindo os adeptos do Castres, que o acolheram bem. Apresentamos as nossas condolências à família e aos seus entes queridos», declarou o clube da principal liga francesa.
O jogador realizou mais de 60 partidas com o emblema e foi finalista do Top 14 em 2022, contra o Montpellier. Tinha assinado contrato com o Brive para as próximas duas temporadas.
Pierre-Yves Revol, presidente do Castres Olympique, prestou declarações sobre Raisuqe mas pediu respeito pela família e amigos.
«Estamos em choque com a morte repentina de Josaia. Era um rapaz muito alegre dentro e fora de campo, um pilar da comunidade fijiana que temos no nosso clube e à qual somos muito apegados. Também é difícil, neste momento, não mencionar a fé que todos estes jogadores, incluindo Josaia, têm. Para além da dor, ela irá ajudá-los neste período tão difícil para todos. Obviamente, os meus pensamentos estão com a sua noiva e com toda a sua família, e agradeço a todos os que se dirigiram ao clube. O Castres Olympique não fará mais comentários e pede que o luto da família seja respeitado a partir de agora», pediu o dirigente.
Prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Josaia Raisuqe nasceu a 22 de julho de 1994 em Naitasiri, Fiji. Iniciou a sua carreira sénior em 2015, no Stade Français, antes de se transferir para o Nevers. Desde 2021, Raisuqe jogava no Castres Olympique.
Em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, Raisuqe conquistou a medalha de prata com a seleção do seu país. Fiji foi derrotada na final pelo país anfitrião, por 28-7.